Casual Sunday: Cupcake de Cenoura com Chocolate

Eu confesso: amo cupcakes. Até um bolo de fubá em formato de cupcake me parece mais saboroso do que o bolo tradicional. Uma bobagem eu sei, mas sou assim. Este fim de semana eu estava pensando em uma receita para colocar aqui no blog e minha primeira opção era uma massa de wrap deliciosa que fiz há algum tempo (receitinha light), mas quando me deparei com a receita de cupcake de cenoura do Panelaterapia não resisti! Tive que experimentar.

Para quem ficou querendo a receita da massa e wrap, calma! Provavelmente na semana que vem (sim, no feriado) ela aparece por aqui.

INGREDIENTES

…da massa:

  • 03 ovos
  • 01 copo de óleo
  • 02 cenouras grandes
  • 02 copos de farinha de trigo
  • 02 copos de açúcar
  • 01 colher de sopa de fermento em pó

…da cobertura:

  • 01 lata de leite condensado
  • 04 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 01 colher de sopa de manteiga sem sal

MODO DE FAZER
No liquidificador bata as cenouras picadas com o óleo e os ovos. Reserve. Em uma tigela, peneire o açúcar, a farinha e o fermento. Junte à esta mistura a cenoura batida e vá mexendo até que fique homogêneo. Distribua a massa em forminhas para cupcake e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 25 minutos ou até que, ao espetar um palito de dente, o mesmo saia seco. Se preferir, unte e enfarinhe uma fôrma para bolo e leve ao forno em mesma temperatura por 30 minutos.

Para fazer o brigadeiro, coloque todos os ingredientes em uma panela e vá mexendo até começar a ferver. Deixe cozinhando por aproximadamente 5 minutos depois de levantar fervura (ele vai ficar mole como brigadeiro de colher, não em ponto de enrolar). Use o brigadeiro para cobrir e rechear os cupcakes (aqui tem um post ótimo que ensina como recheá-los).

 

Esta receita de bolo de cenoura fica super fofinha, daquelas que desmancha na boca! Além de ser super, super fácil de fazer! Mesmo se você não quiser fazer os cupcakes, faça como um bolo normal porque vale a pena! Para o brigadeiro eu tenho algumas dicas: evite usar achocolatado (Nescau, Toddy…) e margarina. Estes dois ingredientes mudam completamente o gosto do brigadeiro. O chocolate em pó que eu usei é o Chocolate em Pó Solúvel da Nestlé (ou Chocolate do Padre) e é o que sempre uso.

Façam e experimentem! Tenho certeza de que vocês irão adorar!

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários