Categorias
casual sunday

Casual Sunday: Enroladinho de Salsicha

Sentiram falta do Casual Sunday? Depois de um período de férias, a tag volta com algumas novidades: na pesquisa que fiz com vocês no ano passado, muitas pediram dicas de filmes, livros e seriados, então vou fazer o máximo possível para ir alternando as receitas com dicas culturais (é difícil porque como vocês sabem, eu adoro cozinhar).

Para esta semana eu escolhi uma receita fácil, super saborosa e que é um ótimo aperitivo para diversas ocasiões: jogo de futebol na TV, uma festinha com amigos em casa, lanche da tarde para as crianças de férias e assim por diante. O enroladinho de salsicha é prático e rápido de fazer e esta receita da Gisele do Receitas de Minuto é simplesmente perfeita!

Enroladinho de Salsicha

INGREDIENTES

  • 05 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 01 ½ xícara de chá de água morna
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 02 colheres de sopa de açúcar
  • ½ colher de sopa de sal
  • 02 colheres de sopa de orégano
  • 30g (02 tabletes) de fermento biológico fresco
  • 25 salsichas cortadas ao meio
  • 01 ovo

MODO DE FAZER
Em um recipiente, dissolva o fermento biológico com o açúcar, até que comece a formar uma pasta e em seguida, adicione o óleo e o sal. Em outro refratário coloque a farinha de trigo e despeje por cima a mistura de fermento. Vá mexendo e adicionando a água morna aos poucos. Por fim adicione o orégano, retire a massa do recipiente e sove apenas para misturar bem todos os ingredientes.

Vá fazendo pequenas bolinhas com a massa e deixando-as em cima da mesa, quando acabar, basta começar abrindo a primeira delas. Então é só colocar a salsicha seca e crua sobre a massa aberta (você pode abrir com as mãos ou com o auxílio de um rolo) e fechar. Bata ligeiramente o ovo e pincele sobre os enroladinhos. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Retire quando estiverem ligeiramente dourados em cima.

 

Curiosa que sou, eu bem tentei fazer versões de presunto e queijo e só de queijo, mas não deu muito certo. Mesmo fechando o enroladinho, o queijo sai para fora e quase não sobra recheio dentro, então o ideal é fazer mesmo com salsicha. A Gisele deu a dica de, quem quiser, pode colocar uma gotinha (bem pouquinho mesmo) de catchup na massa e colocar a salsicha por cima, mas tem que ser uma gotinha ou então você não consegue fechar o enroladinho. Falando nisso, certifique-se de que ele está bem fechado ou pode abrir no forno.

Eu adorei a receita! Ela rende 50 enroladinhos e apesar de parecer muito, eles são tão gostosos que acabam rapidinho!

Uma resposta em “Casual Sunday: Enroladinho de Salsicha”

Os comentários estão desativados.