Casual Sunday: Batata Rösti

Eu sempre tive curiosidade em experimentar a famosa batata rösti (porque amo batata: cozida, assada, frita, recheada…) e confesso que até hoje nunca havia provado. A receita que escolhi é do Panela de Barros e é bem fácil de preparar, só é um pouco demorada, então é bom começar com um pouco de antecedência.

INGREDIENTES

  • 800g de batata
  • 150g de bacon
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 200g de queijo parmesão ralado (ou outro de sua preferência)
  • Óleo para fritar

MODO DE FAZER
Cozinhe as batatas em uma panela até levantar fervura. Deixe cozinhando por mais 5 minutos, desligue o fogo, escorra a água e leve as batatas à geladeira por no mínimo 3 horas. Enquanto isso, disponha duas folhas de papel toalha em um prato e acomode algumas fatias de bacon. Repita a operação até terminar o bacon, finalizando com o papel toalha. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 5 minutos. Espere esfriar e pique. Reserve. Com as batas geladas, descasque-as e passe-as pelo ralo grosso. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, acrescente o bacon e misture.

Na frigideira que for utilizar, coloque duas colheres de sopa de óleo e forre o fundo com uma camada grossa de batata. Recheie com o queijo e cubra com outra parte de batata. Com o auxilio de uma colher, dê o formato arredondado a parte superior. Leve ao fogo médio para fritar e vá colocando óleo aos poucos pelas beiradas, até que ele seja visível. Deixe fritar de 6 a 8min, vire a batata e repita o processo. Sirva ainda quente.

 

Não vou mentir, é um prato pesado e gorduroso. Uma coisa pra você comer uma vez ou outra quando bate aquela vontade, sabe? O recheio pode variar à vontade, mas eu fiz com queijo mussarela, que acho que tem um gosto menos carregado do que o queijo parmesão e é menos gorduroso também. A receita é deliciosa! A minha rendeu duas batatas médias, mas você pode fazer uma grande e servir (depende do tamanho da frigideira que for usar).

Para os fãs de batata, fica a dica! ;)

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários