Casual Sunday: Torta Paulista

Esta receita é da época em que meu pai era adolescente, minha avó costumava fazer uma travessa enorme deste doce, afinal, eram 7 filhos! Eu acabei aprendendo com a minha mãe, que faz a Torta Paulista de um jeito um pouco diferente: ao invés de fazer camadas de creme e depois cobrir com doce de leite, ela intercala as camadas, deixando o que é bom ainda mais gostoso!

INGREDIENTES

  • 02 latas de leite condensado
  • 01 ½ pacote de bolacha Maizena
  • 125g de manteiga sem sal
  • 02 gemas
  • ¾ xícaras de chá de açúcar
  • 01 lata de creme de leite sem soro

MODO DE FAZER
Coloque as latas de leite condensado fechadas para cozinhar em uma panela de pressão, por aproximadamente 40 minutos após a panela pegar pressão. Retire da água e só abra as latas depois que estiverem frias. Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e os ovos, até virar um creme fofo. Vá acrescentando o creme de leite sem soro aos poucos e reserve.

Em um refratário, forre o fundo com a bolacha Maizena. Cubra as bolachas com uma camada do creme. Coloque mais uma camada de bolachas e cubra com o doce de leite. Repita a operação e termine a torta cubrindo-a com o doce de leite. Leve a geladeira até gelar ou deixe de um dia para o outro, assim as bolachas ficam mais macias e a torta mais fácil de ser servida.

 

A quantidade de doce de leite e bolacha Maizena pode variar de acordo com o tamanho do refratário. Eu fiz em um travessa grande e foi exatamente esta a quantidade que eu usei. Deixar a torta de um dia para o outro na geladeira faz toda a diferença, pois a bolacha fica bem macia e fácil de cortar.

Não vou enganar vocês: esta sobremesa é bem doce por conta da quantidade de doce de leite. Você não consegue comer muitos pedaços de uma só vez, mas com certeza vai querer repetir várias e várias vezes durante o dia! Além disso, a receita é muito fácil e prática, a parte mais demorada com certeza é cozinhar o leite condensado. Fora isso, em 20min a Torta Paulista está pronta. Vale a pena experimentar!

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • gabis

      Muito boa a receita, só fiquei na dúvida com relação a bolacha maizena. O próprio creme é suficiente pra amolecer a bolacha ou você dá um banho de leite nelas antes de por no refratário? Com relação ao doce de leite, dá pra pular essa parte comprando ele já pronto né? A nestlé vende o doce de leite já em lata ;)

      • @4683a6ac4a8a3895464e9937e0a1dbbf:disqus O próprio creme é o suficiente para deixar a bolacha macia. Eu não molho no leite nem nada, porque se não, ao invés de ficar macia, ela pode desmanchar.

        Claro que pode usar doce e leite pronto, haha! Eu dei a opção do leite condensado, porque é bem mais em conta e vai um bocado de doce de leite na receita. =]

        Beijos!

    • diane

      E as gemas ficam cruas mesmo no mesmo creme? o_O

      • @30bb53184b86933a30fee5e736afa839:disqus Assim como na mousse, sim, as gemas ficam cruas.

        Beijos!

    • Katherynne

      Parece bem gostoso e simples de fazer. Essa semana mesmo cozinhei um leite condensado para uma receita.
      Estou com água na boca.
      Já que vc gosta de culinária, dê uma passadinha lá blog que tempost ensinando cortes diferentes para vegetais…
      Bjusss…
      almaruiva.blogspot.com
      pratosaudavel.blogspot.com

      • @03b38433c5ce3f0d96259be572337b98:disqus Faz sim! Fica uma delícia e é muito fácil de fazer!

        Beijos!