Categorias
rosto

Cuidando da Pele – Esfoliantes Faciais

Muita gente adora esfoliantes, tem um para cada dia da semana e usa diariamente. O que muita gente não sabe é que apesar do esfoliante deixar a pele lisinha e macia, ele também pode ser muito prejudicial à pele se utilizado de maneira incorreta. Mas antes de sabermos qual o “jeito certo” de utilizar este tipo de produto, vocês sabem quais os diferentes tipos de esfoliantes disponíveis no mercado? Sim, além daquele tradicional creme com “pedacinhos”, ele pode ser encontrado em outras versões.

Esfoliante em Creme
É o tipo mais comum no mercado: um creme ou loção com partículas que realizam uma esfoliação mecânica, ou seja, para remover a camada de células mortas, é necessário que haja atrito entre o produto e a pele.

Loção Esfoliante
Este tipo de produto faz uma esfoliação química e imperceptível. Ele remove apenas a camada mais superficial de células mortas e o resultado é uma esfoliação suave e menos abrasiva do que com o tipo de produto anterior.

Pads & Esponjas
Tudo que entra em contato com o rosto e causa atrito acaba fazendo algum tipo de esfoliação. O pads de silicone e esponjas de celulose são produtos que estão na moda e que esfoliam o rosto quase como um esfoliante em creme. A diferença é que você pode adicionar à eles o sabonete de sua preferência, tornando a limpeza mais eficaz e adequada ao seu tipo de pele.

Claro que também há peelings e outros tratamentos que podem ser feitos em clínicas de estética ou consultórios dermatológicos, mas aqui o objetivo é falar sobre o que podemos fazer em casa. O tipo de esfoliante que deve ser utilizado depende, entre outras coisas, do seu tipo de pele. Quem tem a pele oleosa, deve optar pelas loções esfoliantes já que o uso incorreto do produto tradicional (quando é aplicada muita força) pode resultar naquele famoso efeito reboot, onde a pele entende que há falta de óleo e começa a produzi-lo em maior quantidade. Se for optar por este tipo de produto lembre que ele deve ser usado apenas uma vez por semana, diferente da loção que por ser mais suave, pode ser usada diariamente e certifique-se de que não há nenhuma lesão de acne: o atrito e o movimento causados pela aplicação do esfoliante em creme, podem levar bactérias que causam a acne para outros locais do rosto, agravando o quadro.

Quem tem a pele normal ou seca, pode optar pelo produto em creme, mais principalmente quem tem a pele mais seca ou resecada, deve usá-lo com intervalos maiores como por exemplo uma vez a cada quinze dias. A pele não necessita do esfoliante pois tem seu próprio ciclo de renovação celular. Aliás, vocês sabiam que este ciclo tem uma quantidade de vezes em que pode acontecer? Quanto mais aceleramos a renovação celular, mais cedo isto para de acontecer na pele e então é necessário fazer peelings cada vez mais profundos para estimular a produção de novas células. Este é um dos motivos pelos quais este tipo de produto deve sempre ser utilizado com cautela, portanto, nada de pegar aquele sabonete que vem com a inscrição “uso diário” e realmente usá-lo todos os dias, hein? Quem está com a pele sensibilizada ou lesionada, também deve passar longe dos esfoliantes faciais.

Para quem quiser ver, aqui no blog há duas resenhas de esfoliantes que eu já usei:

4 respostas em “Cuidando da Pele – Esfoliantes Faciais”

@pererekando:disqus A esponjinha é boa, mas entre os acima acho que é a que eu menos uso. Gosto muito do esfoliante Apricot Scrub da St. Yves e também uso bastante o pad de silicone. O Clarifying Lotion da Clinique também é ótimo!

Beijos!

Os comentários estão desativados.