Categorias
cabelos

Cuidados com o Cabelo: Cacheadas

Quando fiz o post falando sobre como assumi os cachos, algumas de vocês pediram para que eu falasse um pouco mais da minha rotina de cuidados. Antes de mais nada, devo dizer que é muto difícil eu me manter fiel à um único produto, principalmente quando falamos de shampoo e condicionador, já que por conta do blog, acabo recebendo muitos produtos diferentes. Mas independente disto, minha rotina de cuidados é sempre a mesma.

NO BANHO
Eu sempre começo lavando meus cabelos com um shampoo de limpeza, este no caso, estou usando sempre o mesmo que é o Seda Citric Fresh by Mauro Freire. O shampoo Johnson’s Baby também é uma boa opção para esta tarefa. E porque faço isso se o cabelo cacheado costuma ser muito seco e estes produtos são indicados para cabelos oleosos? Bem, eu uso muitos produtos sem enxague, então, se começar por um shampoo com agentes hidratantes, ele não terá a mesma ação se estivesse sendo aplicado no cabelo limpo e livre de resíduos. Então, depois que fiz esta limpeza, uso um shampoo hidratante e atualmente estou usando o Seda Ceramidas by Thomas Taw.

A partir daqui eu tenho duas possibilidades: creme de tratamento ou condicionador. Antes de aplicar qualquer um dos dois, tiro bem a água do cabelo, o máximo que conseguir. Se uso o creme de tratamento geralmente coloco alguma ampola junto (gosto muito da Power Dose Repair B da L’Oréal Professionnel), aplico no cabelo e vou massageando mecha por mecha, usando a famosa técnica do enluvamento. Prendo o cabelo, coloco uma touca plástica e deixo em pausa por aproximadamente 20 minutos. Depois, enxaguo bem e finalizo com o condicionador (também tenho usado o Seda Ceramidas by Thomas Taw), deixando o produto por 2 ou 3 minutos no cabelo. Quando não aplico o tratamento, faço apenas esta última parte e nunca uso escova ou pente para desembaraçar os fios, apenas os dedos.

MODELANDO E FINALIZANDO
Na hora de enxugar, eu não uso uma toalha comum para retirar o excesso de água. Uso a camiseta com a qual faço o plopping. Tiro bem o excesso de água e passo os leave-ins e modeladores. Estou usando muito o Fluido Anti-Frizz da Éh, Água Cisteina Creme Reestruturador de Cachos da EOS, VitaFlex Leave In Blindagem e o Take Charge Curl Boosting Mousse do John Frieda, mas vira e mexe eu mudo meus produtos sem enxague (lembrem-se que ao usar mais de um produto deste tipo, é preciso diminuir a quantidade para não deixar o cabelo pesado). Então é hora do plopping: estendo a camiseta em uma cadeira, viro todo o cabelo para baixo e vou de encontro ao tecido. Pego as pontas e vou torcendo até encostar na cabeça, prendo e deixo lá o máximo de tempo que puder (a Rosana do Encaracoladas fez um vídeo mostrando como se faz o plopping). Depois é só soltar e deixar secar ao natural ou usar um difusor.

O processo todo é longo, MUITO longo. Principalmente quando faço hidratação, mas esta foi a melhor maneira que encontrei de lidar com o meu cabelo. Quando ele acorda com ares de “jubalândia”, eu estou gostando muito de usar o Leite Umidificador de Cachos da linha Elsève Hydra-Max Colágeno. Ele realmente ajuda a devolver a forma e manter os fios no lugar, acho que estou no terceiro ou quarto frasco dele.

DICAS

  • Shampoos anti-resíduos devem ser usados uma vez a cada quinze dias ou uma vez por mês, já que podem ressecar ainda mais os cabelos cacheados;
  • Evite usar escovas e pentes pois o cabelo acaba perdendo a forma;
  • O tecido da toalha (e acreditem, até o tecido do seu travesseiro) influem na modelagem e principalmente no frizz. Procure alternativas como camisetas, toalhas de microfibra e outros.
  • Evite ficar mexendo muito no cabelo e predendo-o com piranhas e elásticos pois ele perde a forma.
  • Vale a pena conversar com seu cabeleireiro sobre tratamentos para nutrir e hidratar os fios que possam ser feitos no salão.

Então, este é o “dossiê” de como cuido dos meus cabelos. Não acho que exista um jeito certo e um errado, vai do cabelo de cada um e do tempo que você tem disponível. Se tiverem dúvidas que eu possa esclarecer, é só deixar nos comentários.

15 respostas em “Cuidados com o Cabelo: Cacheadas”

@1bf71faa26b2211d55ae7fa3649abf7a:disqus Que bom que você gostou do post! Fico feliz! =]

É verdade… Cuidar dos cabelos cacheados é mesmo um desafio. Demorei bastante para chegar nestes passos que faço hoje, mas é assim mesmo, né? Vamos aos poucos pegando o jeito, hehe!

Beijos!

Eu não tinha lido o post sobre cabelos cacheados, seu cabelo ficou muito bonito, quem me dera encontrar um cabelereiro bom para domar minha juba hehe mas é difícil, dá medo de estragarem mais ainda, eu não saio com os cabelos soltos há muito tempo =/
Já fiz muita coisa, um dia ainda dou um jeito nesses cabelos, o problema é o volume.

beijinhos!

@6d54ff689ec9541b5345f0d01ba493d2:disqus Muito obrigada! =DÉ difícil mesmo achar um profissional que saiba lidar bem com os cabelos cacheados. A maioria deles corta muito bem os cabelos lisos e quando não são lisos, fazem escova em seguida. Então, na hora fica lindo, mas no dia-a-dia é super difícil de lidar. =

Tem produtos muito bons que controlam o volume do cabelo, mas o melhor mesmo, é um bom corte bem desfiado. Isso tira muito volume mesmo!

Beijos!

Oi Gabi!
Eu tenho cabelo cacheado, mas não assumo, não- hehe. Sou amante da escova progressiva!!! Minha rotina de cuidados é extensa e me obrigo a investir em muitos produtos – não tem outro jeito de fazer eles ficarem saudáveis, né?
Lila Czar
seviracom30.blogspot.com

@twitter-188845209:disqus Ai menina… Nunca tive coragem de fazer escova progressiva, sabia? Tenho muito medo porque já fiz relaxamento algumas vezes e meu cabelo sofreu muito com a química. Depois para recuperar, demorou muito! =

Acho que a gente tem que ser feliz, né? Se você gosta do seu cabelo liso, que assim seja! ^-^ 
Beijos! 

Nossa eu amei as dicas eu tbm sofro um pouquinho com o meu, mas todo sacrificio é valido neh, mas amo eles, procuro sempre redobrar os cuidados. e é um charme ne oa caichinhos.
bjoss

@fe4bcb162055e21183f1f3adbe43f64f:disqus Eu também sou apaixonada pelos meu cachos! Nunca achei que fosse dizer isso, mas é verdade! E com certeza vale o tempo, o cuidado, o carinho, para eles ficarem sempre bonitos, saudáveis e cheior de charme, hehe!

Fico feliz que tenha gostado do post! =]
Beijos!

Muito bom o seu post! Tenho cabelos cacheados e ainda não consegui assumir totalmente meus cachos! Fico com vergonha de sair na rua e ele ficar aquela juba! Essa técnica do plopping é perfeita, vou fazer nos meus pra ver se os cachos ficam bonitos e arrumadinhos :)

@fe00ef86b8b68b4c2832e727337123ed:disqus Sabe… Tem uns dias que meu cabelo acorda super rebelde, mas esse Leite Umificador de Cachos da Elsève é um salva-vidas, né? Ele arruma os cachos, modela e deixa o cabelo bem macio. É um dos produtos que eu tenho mais usado! 

E o plopping também foi uma descoberta! Os cachos ficam bem arrumadinhos e modelados! =D

Beijos!

@twitter-33506128:disqus Imagina! Eu tinha que citar porque foi com o seu vídeo que eu realmente aprendi a fazer o plopping e desde então é uma das únicas coisas que deixa meu cabelo bem cacheadinho, hehehe! =]
Compartilhei meu jeitinho atual, mas ainda quero chegar no no poo e low poo. Preciso me acostumar com esses produtos.

Beijos!

@twitter-33506128:disqus A hora que meus shampoos e condicionadores derem uma maneirada aqui (menina, tenho shampoo até para os netos, hahaha!), vou atrás destes produtos. Desde que fiquei sabendo da Deva, fiquei encantada! *-*

Beijos!

Os comentários estão desativados.