Evento: Vichy Normaderm – Guia da Pele Oleosa

No começo do mês a Vichy apresentou seu mais novo lançamento da linha Normadem para peles oleosas e acneicas: o Normaderm Tri-Activ. Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que eu sou fã desta linha e inclusive já resenhei aqui o Normaderm Tratamento Hidratante Anti-Imperfeições, produto que eu uso há muito tempo e que, mesmo que eu tenha outros hidratantes para o rosto, nunca sai do armário. Eis que meu queridinho foi reformulado e bom, já que sou uma usuária fiel quis logo saber qual a diferença entre a versão “antiga” e a nova, mas antes de chegar aos finalmentes da formulação (que vou deixar pra outro post para não ficar muito grande), conversamos com a farmacêutica da Vichy a fim de desvendar mitos e quais os cuidados que devemos ter com a pele oleosa.

Vocês sabiam que 60% da população brasileira tem pele oleosa? Pois é, não somos apenas nós que sofremos deste mal. E mais ainda: este é um dos motivos que mais leva as pessoas para os consultórios de dermatologia. E vocês sabem porque tanta gente sofre com este problema? Bem, são diversos os fatores que podem levar à produção excessiva de sebo, entre eles:

  • Hereditariedade
  • Idade – entre a puberdade e a fase de adulto jovem, a produção de óleo é muito alta
  • Período do dia – entre 12h e 15h/14h a oleosidade também é maior
  • Fatores hormonais
  • Estress
  • Poluição
  • Agressões químicas – produtos inadequados ao seu tipo de pele
  • Calor e umidade – um aumento de 1ºC na temperatura pode elevar em até 10% a oleosidade

“Pouquíssimos” fatores, hein? E todos eles levam aquele quadro velho conhecido de brilho excessivo, poros dilatados, cravos e espinhas. E claro que todos estes aspectos tem uma causa.

Como vocês devem saber, quem produz a oleosidade da pele são as glândulas sebáceas. A diferença entre uma pele seca ou normal para uma pele oleosa, não está na quantidade de glândulas e sim na intensidade com que elas trabalham, ou seja: quem tem pele seca tem menor atividade destas glândulas, enquanto a pele oleosa apresenta maior intensidade. Além disto, a testosterona (hormônio presente em homens e mulheres), está também ligada à produção excessiva de oleosidade: quando metabolisada pelo organismo através de uma ensima, transforma-se em dihidrotestosterona, a forma ativa do hormônio que causa a produção excessiva de óleo. Este excesso, por sua vez, dificulta a eliminação do sebo na pele, gerando um ciclo de imperfeições: começam a aparecer os cravos (brancos e pretos) e as espinhas.

As espinhas… Aquele assunto que todo mundo teme, poucas pessoas sabem da onde vem e como resolver. O que acontece é: quando a glândula sebácea encontra alguma dificuldade em liberar a oleosidade, ela começa a se acumular dentro dos folículos pilossebáceos (da onde saem os pêlos). Quando este acúmulo chega na superfície e encontra uma camada de células mortas, há um bloqueio da saída deste sebo o que, por sua vez, ocasiona os cravos brancos. Já os pretos acontecem quando o poro não está obstruído e há uma oxidação do sebo acumulado, assim como seu escurecimento e enrijecimento. Ambas as situações são propícias para a proliferação de bactérias. Uma vez dentro deste ambiente, elas irão causar uma inflamação do folículo, ou seja, a espinha. Resumindo: a acne é favorecida pelo excesso de oleosidade, acúmulo de células mortas e proliferação intensa de bactérias.

Sabendo de tudo isto, fica ao menos mais fácil entender o que acontece na pele para assim, procurar um produto adequado que auxilie no combate à todos estes problemas, ou seja, um produto que:

  • Reduza o brilho da pele conferindo um aspecto matificado
  • Regularize o relevo cutâneo
  • Diminua o aparecimento de cravos e espinhas
  • Não resseque a pele

É aí que entra a nova fórmula do Normaderm Tri-Activ: um produto que possui ação tripla pois trabalha contra as imperfeições da pele, tem ação matificante e ainda proporciona hidratação contínua por 24hrs. Entre as diferenças para o produto anterior estão os novos ativos: ácido salicílico, ácido glicólico e LHA, que prometem uma espécie de “peeling” que irá impedir o acumulo de células mortas, estimular a renovação celular, além de esfoliar a pele diariamente de maneira suave e eficaz. A fórmula do produto é hipoalergênica e livre de parabenos, ou seja, ele foi formulado de maneira a diminuir possíveis reações alérgicas. Eu recebi um, vou testar e conto pra vocês se gosto da novidade ou se prefiro a versão anterior.

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • Eu já usava o Tratamento Hidratante Anti-Imperfeições da linha Normaderm e simplesmente adorava! Ao que parece o Tri-Activ parece ser uma versão mais poderosa dele! Espero que seja tão bom quanto ou ainda melhor que o antigo. =D

      Beijos!

    • Eles fizeram uma versão mais em conta agora. É uma bisnaga com 30ml e custa R$42,90. Como é um produto que tem um bom rendimento, não acho tão caro assim não. O de 50ml dura meses comigo.

      Beijos!

    • Eu também tenho meus cuidados. Mas sabe que uma vez, na pressa, usei o shampoo Johnson’s Baby para lavar o rosto e minha pele ficou ressecada demais… =

      Atualmente tenho duas rotinas para o rosto com produtos diferentes para o dia e para a noite, mas sempre lavo, passo meu adstringente, um hidratante para a área dos olhos, um para o rosto e termino com protetor solar. Costumo usar máscaras faciais uma ou duas vezes por semana e faço esfoliação também, além de claro, muita água termal!

      Beijos!