Categorias
off-topic

Blog Action Day 2010: Water

Todo ano, milhares de blogs sobre diversos assuntos se juntam para falar de um único tópico, algo realmente importante e que por mais que pareça apenas uma realidade distante, faz parte da nossa vida e do nosso planeta. No ano passado a pauta foram as mudanças climáticas no planeta, hoje a conversa é sobre um recurso natural essencial à vida e que a cada dia que passa, torna-se um motivo cada vez maior de preocupação: a água.

Todos sabemos que apenas 1/4 de toda a água disponível na Terra é própria para o consumo humano. Todos sabemos que nós gastamos e poluímos esta água sem pensar duas vezes. São dejetos e substâncias químicas que contaminam lençóis freáticos e fontes de água doce, que deveriam ser preservadas como riquezas naturais. Um patrimônio inestímavel que a humanidade está matando. E então você se pergunta o que tem a ver com isso.

Primeiro, nós todos habitamos o mesmo planeta. Segundo, a água é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) um direito universal do homem e que nem todos tem acesso. Aquela sua inocente garrafinha de água, não chega perto de muitas famílias na África por exemplo, onde há pessoas morrendo pela contaminação de rios e mananciais. Por tanto, a palavra de ordem, antes de qualquer coisa, é consciência. Às vezes ficamos um ou dois dias sem água, por manutenção ou problemas na rede de saneamento de nossas cidades e já achamos isso o fim do mundo. Pensem nesses dias e imaginem simplesmente viver assim.

Atos simples como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar o chuveiro correndo horrores enquanto a sua máscara de cabelo age e não lavar a calçada e o carro com mangueira são coisas que contribuem para economizar água e dinheiro. No site H2O Conserve, há várias outras dicas para você colocar em prática e ajudar a diminuír os disperdício. Pensar duas vezes antes de jogar um papel de bala que seja no chão também ajuda muito, já que quando chove o seu papelzinho e o de muitas outras pessoas cai na rede de esgoto e vai parar nos rios. Se todos ajudarmos do jeito que pudermos, as coisas letamente começam a caminhar.

E você? Vai ajudar nessa empreitada por água limpa para todos?

Blog Action Day – http://blogactionday.change.org
Twitter – #BAD2010

3 respostas em “Blog Action Day 2010: Water”

Acho sempre válido ressaltar o que pode ser feito para uma vida sustentável.

Na faculdade, haverá um festival em que farei parte e montarei uma tarde de recreação para alunos da rede estadual do ensino fundamental com o tema educação ambiental.

Iremos oferecer várias atividades ligadas ao tema, que vão desde coleta seletiva a reaproveitamento do lixo orgânico.

Enfim, parabéns por estimular o consumo consciente!

Bjo.

Laura,
realmente…a questão do disperdício da água é um assunto muito sério e que poucas pessoas dão a devida importância para o assunto. Fico muito chateada quando vejo algumas pessoas "varrendo" a calçada com a mangueira do lado de dentro do portão. Elas ficam minutos e mais minutos ali, empurrando folhas com a água, quando uma vassoura poderia resolver o problema muito mais rapido. É revoltante…

Beijos!

Juan,
também acho muito, muito importante levar este tipo de informação às pessoas. Por mais que o interesse delas sobre estes assuntos seja pouco, se cada um fizer a sua parte, quem sabe aos poucos não conseguimos mudar a situação decadente que enfrenta o nosso planeta, não é?

Boa sorte com o seu festival! E obrigada, fico feliz que tenha gostado da postagem. =]

Beijos!

Os comentários estão desativados.