Categorias
maquiagem

Limpando e Higienizando Pincéis

Quando eu comprei o Higienizador de Pincéis da Contém 1g, surgiram muitos comentários a respeito da eficácia dele, como usar e se ele é melhor ou não do que o higienizador caseiro. Antes de responder tudo isso, preciso dizer que eu adquiri este produto com o único propósito de fazer a manutenção da limpeza dos meus pincéis, desta forma eu consigo lavá-los uma vez ao mês e não a cada quinze dias como eu costumava fazer.

Comprei o higienizador porque vi um vídeo muito interessante da Tiffany D, em que ela mostrava como usava o Brush Cleanser da M.A.C. O vídeo é em inglês e está aí embaixo, mas para quem não entende a língua, ela basicamente diz que aprendeu com uma Makeup Artist da própria M.A.C. uma maneira mais rápida e eficiente de limpar os pincéis dela e é desta mesma maneira que faço com os meus, a cada maquiagem.

[youtube ktWSfk5vRLI 550 309]

O que acontece é: este método, tanto com o higienizador da Contém 1g, quanto com o caseiro, limpa apenas a superfície do pincel. Se você olhar as cerdas por dentro, verá que elas continuam sujas, portanto o higienizador não substitui a limpeza profunda com shampoo neutro. Para lavar meus pincéis uso shampoo e condicionador Johnson’s Baby em todos eles – inclusive nos que possuem cerdas sintéticas – e deixo-os secarem na horizontal sob uma toalha.

O higienizador caseiro eu faço assim:

  • 250ml de água mineral, destilada ou filtrada
  • 60ml de álcool 70°
  • 5ml de shampoo neutro
  • 5ml de sabonete/detergente neutro
  • 5ml de leave-in líquido

Você pode substituir o leave-in líquido por um cremoso e dilui-lo em água. É só misturar tudo com cuidado para não formar espuma (vá colocando os ingredientes um a um e misturando aos poucos, na ordem em que estão). Depois, engarrafe a mistura em um recipiente de sua preferência (eu recomendo um que tenha borrifador). Por não possuir conservantes, estima-se que ele dure em torno de um mês, depois disso, é melhor descartar e fazer um novo.

Por último, fazer o higienizador caseiro sai bem mais em conta do que comprar o da Contém 1g que custa R$28,00 e vem com 120ml. Os dois tem o mesmo resultado para o propósito da manutenção, então vale mais a pena ficar com o primeiro.

14 respostas em “Limpando e Higienizando Pincéis”

Adorei a dica Gabi, com a solução caseira devo limpar os pincéis a cada 15 dias?

Bjão

Oi Gabi,

Eu fiz a higiene dos meus pinceis faz 2 dias….usei o cleanser da MAC. Eu havia visto o video do Encore e ate postei la no Lov Lilac assim que comecei a blogar.

Adorei as dicas e o post…e sempre bom ter estes cuidados com nossos pinceis, ne?

Bjs

Adorei a dica, não conhecia esse higienizador caseiro, vou começar a fazer isso na hora de limpar os meus pincéis!

É a primeira vez que passo pelo seu blgo e adorei td, várias dicas sobre produtos…
Fque a vontade para visitar o meu quando quiser.
Bjos,
Thá

Santa Gabi!
Tava procurando a receita do higienizador caseiro e não achava em lugar algum. Gostei também da dica do shampoo johnson's para lavar os pincéis, eu sempre li para usar como demaquilante, mas me apaixonei pelo da Mary Kay e nunca usei, vou testar nos pincéis.
Beijo

Olá,
adoro esse tema de limpar pincéis… Tenho uma coleção imensa de marca ou não. E, sempre, tenho um cuidado imenso com eles…

O que me fez comentar é o seguinte. Há algum tempo fiz um curso de maquiagem profissional que ao falar de limpar de pincéis recomendou o uso de sabonete líquido anti-bactericida com pH controlado (exemplo: Protex, sabe?) + Azeite extra-virgem com a menor acidez q vc achar (0,4 ~ 0,5 …Vc vê isso no rótulo do Azeite.).
E ela explicou que não é o ideal usar o Shampoo para Bebês por eles, simplesmente, não remove ao fundo bactérias e germes que o seus pincéis com certeza tem por ficar exposto ao ar, claro, ter contado com seu rosto e tals. E que o acumulo dos germes poderiam com o tempo danificar o seus pincéis.
Sabe quando vc acha teoria linda, mas tem medo de confiar? Fiquei meio com pé para trás e tals.
Fui procurar isso na internet e não achei nada em pt que falasse sobre limpar com anti-bactericida. A maioria recomenda o Shampoo para Bebê e as com mais poder aquisitivo recomenda produtos específicos para tal (mas eu, infelizmente, não nasci rica, oi?).
As únicas que falaram sobre tal eram algumas internacionais. E mesmo assim fiquei com medo.

Até que um belo dia de sol… Surge a Michelle Phan (aposto q vc conhece essa diva do Youtube que é representante da Lancome) ensinando como ela faz para limpar os pincéis dela aqui ( http://www.youtube.com/watch?v=vVdciJkmb7o ) Oi?
Ai, fui no mercado, comprei o Protex Cream (q tem pH balanceado, mata os germes e já vem com um hidratante) e usei um Azeite que tinha em casa.
Comprei os Protetores de Pincéis – que já queria mesmo – e pronto… Fui limpar.

Sinceramente, achei que ficou muito mais limpo. E o meu Dio Fiber que ficou com as cerdas realmente branquinhas -sempre ficavam meio amareladas.
E desde então faço assim. XD Fica como se fosse novo!

Ok. Não estou questionando nada ou algo do tipo. Gosto mto do seu blog e sou seguidora dele! Apenas, como veio o tema, quis expor minha humilde opinião. =)

Beijos! e tudo de bom! o/

Viviane,
que bom que gostou! ^-^

Então, eu limpo meus pincéis com o higienizador sempre que faço uma maquiagem. Desta maneira eu prolongo a limpeza com o shampoo e condicionador. Você pode limpá-los a cada 15 dias, mas prncipalmente os pincéis que você usa para produtos líquidos ou cremosos, serão mais trabalhosos, por isso recomendo que você lave-os normalmente.

Beijos!

Vanessa,
eu nunca experimentei o Brush Cleanser da M.A.C., porque não tive mesmo oportunidade, mas acho que deve ser um produto excelente!

Depois vou no seu blog ver a postagem!

Beijos!

Coisas da Gigi,
fico feliz que tenha gostado! ^-^ Faz um tempo já que eu venho querendo falar sobre este assunto, mas a oportunidade só surgiu agora, hehehe!

Beijos!

Necessaire,
fico muito feliz em saber que você gosta do blog! :D Seja muito bem vinda e espero vê-la mais vezes por aqui!

Eu tenho feiro isto com bastante frequência e meus pincéis se conservam limpos por mais tempo, mesmo assim, uma vez por mês eu não abro mão da lavagem mais pesada.

Pode deixar que visitarei seu blog!

Beijos!

Yumi,
que bom que você gostou! ^-^ Espero que goste do higienizador caseiro, eu pelo menos gosto bastante.

Beijos!

Shaila,
hahahahaha! Que bom que você achou! =D

Olha, desde que eu comecei neste mundo de maquiagem, só ouço de maquiadores e blogueiras que o shampoo de bebê, é um dos melhores produtos para lavá-los. Ele é neutro e suave e portanto não vai agredir as cerdas, por isso é tão bem recomendado. Eu sempre usei nos meus e eles gostam bastante, hahaha!

Beijos!

Mish,
acho ótimo quando vocês contribuem para o blog com experiências próprias! Eu não sabia deste método para lavar os pincéis, a única coisa que eu costumo fazer algumas vezes, é borrifar o álcool 70˚ nas cerdas, para tentar higienizá-los de maneira mais eficaz. No entanto, como eu sou a única que usa os pincéis – e mesmo nos produtos cremosos, eu nunca coloco o pincel dentro deles – confesso que nunca pa rei para me preocupar com isso.

Da próxima vez que for fazer minha lavagem mensal, vou experimentar sua sugestão. E eu concordo com você…produtos específicos para a limpeza dos pincéis costumam mesmo ser bem caros. =\

Obrigada pela dica!

Beijos!

Gostei da dica….eu acabei arrsicando e comprando o da Mac, que é caro, mas acho que vai durar a vida inteira , rsrsrsrsrs

,
é então, eu achei o Brush Cleanser da MAC muuuuito cara para o meu bolso de estagiária! Hahahaha! Mas ele parece mesmo ser muito bom!

Enquanto o dinheiro está curto, vou me virando com o higienizador caseiro! ;)

Beijos!

Bom,

eu nunca limpei com shampoo Johnsons e sem ler em lugar algum nunca pestanejei em limpar com sabonete líquido bactericida, óbvio, se o intuito é matar germes e bactérias, não é shampoo comum que vai matar né!

Sarah,
eu realmente nunca havia pensado sobre esta possibilidade, talvez tenha sido um pouco de ignorância da minha parte, mas o fato é que sempre que li maquiadores falando sobre o assunto, o shampoo de bebê é o eleito.

O que penso do sabonete anti-bactericida é se ele não vai enfraquecendo as cerdas com o passar do tempo, porque é fato que ele resseca bastante. De qualquer forma, vou experimentar da próxima vez que eu for lavar meus pincéis.

Beijos!

Adorei o post e tenho que dizer uma verdade!! eu tenho MUITO preguiça de lavar os meus ;/

me fala! como vc mede os ml??

Hestia,
hahahaha, tenha certeza de que você não está sozinha! Eu também tenho um bocado de preguiça de lavar meus pincés, por isso acho o higienizador uma mão na roda!

Para medir as quantidades, eu coloco os ingredientes em um vidro graduado, daqueles que a gente usa em cozinha mesmo (igual a este aqui). Para as medidas menores, eu uso um copinho de xarope, higienizado.

Beijos!

Os comentários estão desativados.