Categorias
rosto

Protetor Solar Orgânico: Ele Existe!

Quem me acompanha no twitter já deve estar atualizado com a história, mas para aqueles que não estão, hoje (27/01) Gisele Bündchen fez uma coletiva de imprensa para apresentar sua linha de cosméticos orgânicos Sejaa que começará a ser comercializada no Brasil. Cobrindo o evento, estava a editora de moda Lillian Pacce que acabou twittando a seguinte frase:

@LillianPacce E agora Gisele diz que… não usa protetor solar!!!

Claro que o comentário gerou muita polêmica e discussão no microblog. Em matéria para o Terra (publicada em fevereiro/2010) a top afirmou que “o protetor solar é usado diariamente com fator de proteção 30 no rosto e 15 no corpo”. Porém, durante a coletiva de imprensa, Gisele disse que nem ela e nem o filho Benjamin, fazem uso do protetor solar e só se expôe ao sol antes das 9h e depois das 16h. O motivo para banir o produto, seria que o mesmo não é formulado com ativos orgânicos, o que fez com o que o creme de uso diurno da linha Sejaa também não tivesse fator de proteção solar.

A recomendação dos dermatologistas no entanto, é que mesmo que você não fique diretamente exposto ao sol e mesmo que o dia esteja nublado, um protetor solar (com FPS 15 no mínimo) deve ser aplicado diariamente em todas as regiões que não ficam cobertas por roupas. Isso não apenas para proteger a pele do envelhecimento precoce causado pelos raios UV, mas também das queimaduras e principalmente do câncer de pele que atinge milhares de pessoas todos os anos.

Além disso, atualmente já há opções no exterior de protetores solares orgânicos. Ou seja, eles não contém filtros solares sintéticos ou químicos e podem ser formulados com óxido de zinco e dióxido de titânio. Entre as marcas mais famosas, está o Soléo Organics Sunscreen, um protetor natural e mineral que além de possuir FPS30, é formulado com antioxidantes como óleo de semente de uva e chá verde, camomila que é calmante e óleos hidratantes de cártamo e girassol.

A mensagem aqui é: a não ser que você “sejaa” Gisele Bündchen, não deixe de usar o protetor solar! Nós estamos em um estágio onde até o governo começou a distribuição gratuita dele atráves do Sistema Único de Saúde (SUS), pois o filtro solar não é apenas uma frescura, é um item básico de saúde.

Fontes: Quem – Gisele Bündchen: “Minha prioridade é a minha família”
Fontes: MSN Verde – Protetor solar orgânico protege a pele no verão
Fontes: Saffron Rouge – Mineral & Organic Sunscreen