Categorias
maquiagem

Bases e seus tipos

A base ainda é um item que gera muitas dúvidas em muitas mulheres. Pode usar todo dia? Quem tem pele oleosa não pode usar? Como se aplica? Não prejudica a pele do rosto? Estes são alguns dos mitos que se formaram em torno de um dos produtos mais importantes da maquiagem.

Diferente do que imagina-se a base não é prejudicial a pele, pelo contrário, ela ajuda a protegê-la. Com o avanço tecnológico na área de cosmética e dermatologia, hoje em dia encontramos bases enriquecidas com vitaminas, fator de proteção solar e até ingredientes anti-idade. Também é errado dizer que aqueles que possuem a pele oleosa devem evitar o uso da base, basta procurar por produtos que sejam livres de óleo em sua composição (oil free) e que sejam formulados especialmente para este tipo de pele.

A base pode e deve ser usada todos os dias. Ela ajuda a formar uma camada protetora na pele que irá ajudar a impedir a absorção de impurezas que acumulamos naturalmente durante o dia (poeira, poluição e outros). O único cuidado a se tomar depois é remover toda a maquiagem com um bom demaquilante e se necessário, limpar o rosto com uma loção/gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele.

Existem vários tipos de base disponíveis hoje no mercado. Algumas se adequam melhor a determinado tipo de pele do que outras, sem contar na diferença de acabamento e cobertura.

Base Líquida
Com certeza é a mais tradicional das bases. Costuma ter cobertura mais suave e natural, por tanto, quase sempre faz-se necessário o uso do corretivo para atenuar olheiras, manchas e cicatrizes. Quem tem a pele oleosa deve optar pela versão oil free, enquanto quem possui a pele normal/seca pode usar aquelas que tenham ingredientes hidratantes.
Este tipo de base pode ser aplicada com os dedos, esponja ou com o auxílio de um pincel e a dica e ir aplicando aos poucos para conseguir um efeito uniforme e natural.
Base Cremosa
Mais espessa do que a versão líquida, a base cremosa costuma ter alto poder de cobertura e também por isso é naturalmente mais oleosa, devendo ser utilizada por pessoas de pele normal a seca. Geralmente o uso desta base dispensa o corretivo.

Aplique-a com uma esponja ou pincel, começando do centro do rosto para as laterais e espalhando bem.

Base em Bastão
A base em bastão tem a mesma indicação do que a versão cremosa, devendo ser usada por aqueles de pele normal a seca. O que é diferente da base em bastão para a cremosa é a maneira de aplicá-la: o produto deve ir diretamente na pele e depois para finalizar, use um pincel ou esponja para dar uma acabamento mais uniforme ao trabalho.
Pó-base (Duo Cake/Base Compacta)
O famoso duo cake é uma verdadeira incógnita. Tem mulheres que se adaptam perfeitamente a ele, outras acham que acentua a oleosidade, ao que parece este produto é realmente uma questão que varia de pele para pele. Por ter cobertura de base e acabamento de pó, ele é recomendado justamente para quem tem a pele mista a oleosa, devendo ser aplicado com uma esponja ou pincel. Se você possui linhas de expressão, prefira os produtos líquidos, pois o duo-cake pode acentuá-las.
Pancake
Pouco usado atualmente, o pancake é a versão da base que tem maior poder de cobertura. Possui acabamento opaco e pode ressecar a pele, por tanto, assim como o duo-cake também é indicado para peles mistas a oleosas. Recomenda-se a aplicação do pancake com uma esponja umida, para que se obtenha um resultado um pouco menos artificial.
Geralmente o pancake é usado por profissionais da televisão, cinema e teatro, por sua cobertura e durbilidade.

Para escolher a versão de base que se adequea melhor a você, nada como testar vários produtos até chegar ao que mais lhe agrada e pra isso, não existem muitas regras, varia de pele para pele e de pessoa a pessoa. Vale lembrar também que a escolha da cor é essencial, por tanto quando for comprar, não teste a cor no dorso da mão ou na parte interna do braço, teste diretamente no rosto e veja como fica em relação a pele do rosto e do colo, deve haver uma harmonia entre estes dois pontos.

Outra dica na hora de aplicar é descer com a base até o pescoço, assim evita-se aquele famoso efeito máscara, uniformizando a cor de uma área maior que não só o rosto e não esqueça: se você aplicou uma base líquida no pescoço, aplique o pó também para não haver diferença de cor ou acabamento. Se for preciso, aplique a base na nuca também (isto serve principalmente para quando se quer fazer um look mais bronzeado).