Project Pan 10

Tendo um blog, é inevitável comprar mais coisas e ganhar coisas. Para quem está do outro lado isso pode parecer incrivelmente mágico e um verdadeiro sonho de consumo, mas nem sempre a história é linda assim. Esta semana estava organizando minhas maquiagens e pensando: “Nossa! Quantas sombras! Quantas bases! Quantos corretivos! Como isto chegou à este ponto?” e confesso que fiquei um pouco preocupada e principalmente deprimida de ver aquela situação. Ano passado fiz poucas compras, comprei apenas coisas que queria muito ou outras que acabaram e precisaram ser repostas. Mesmo assim, há 15 máscaras de cílios em uso (das quais eu comprei apenas 4), 12 bases (estas sim, a maioria fui eu mesma quem comprou), 6 corretivos e assim por diante.

Eu definitivamente não preciso de tudo isto. Maquiagem estraga, tem prazo de validade. Sendo assim, resolvi apostar em um “projeto” que não sei ao certo onde começou, mas é um incentivo e tanto para terminar com aqueles produtos que ficam encostados ou aqueles que compramos apenas por impulso e depois nos arrependemos, o Project Pan 10. Este projeto consiste em escolher 10 produtos de beleza (maquiagem, cuidados faciais, corporais, perfumes, esmaltes) e usá-los até o fim (daí vem o pan, que em inglês, refere-se a parte metálica de produtos como pó, blush e sombra). Enquanto estes dez produtos não acabarem, não poderei comprar mais nenhum produto, salvo se acabar alguma coisa e você não tiver outra para substituir, como por exemplo, se acabar o shampoo, corretivo, etc.

Dei uma geral em todos os produtos que tenho e selecionei dez entre maquiagens, produtos para pele, cabelo e mãos.

Avon MagiX
Descobri que não sou uma pessoa que usa primers (a excessão é o Pore Minimizer da Clinique) e estou com três aqui. O primeiro que comprei foi o MagiX que é um bom produto, mas já que eu não gosto tanto, é melhor que ele acabe de uma vez (assim não fica tanto aquela sensação de dinheiro desperdiçado).

L’Acqua di Fiori Base Líquida
Gosto desta base, mas não uso com tanta frequência. A data de validade está se aproximando então ela foi a eleita para o Project Pan. Depois dela, creio que a proxima a ser “eliminada” será ou a Revlon Custom Creations ou a M·A·C Studio Fix Fluid. Preciso me livrar das bases! Tem muitas outras que quero comprar.
UPDATE: [02/05] Acabou a base!

O Boticário Corretivo 4 em 1
Este era o meu corretivo favorito antes do M·A·C Studio Finish e claro que não tenho usado muito. A data de validade também está chegando e ainda tem bastante produto para ser usado. Também tenho outros corretivos que gostaria de experimentar e não posso pois já tenho muitos por aqui.

Avon Ideal Shade Pó Compacto
A quantidade de pós que eu ganhei nos últimos tempos foi assustadora! No fim, muitos dos produtos que eu usava, acabaram ficando encostados. Este da Avon é um deles. Assim como os produtos acima, ele também está chegando na sua data de validade e, honestamente, pretendo terminá-lo bem antes disto.

O Boticário Blush Intense
Eu adoro blushes! Gostaria de ter muitos, muitos mesmo! Mas ter apenas por ter, não acho legal. Acabei com 14 cores de blushes aqui e tenho apenas duas bochechas. Foi difícil escolher um para terminar, mas acabei optando pelo blush Intense d’O Boticário. Ele tem uma cor linda e não sei porque fica parado no meu armário.

Maybelline Define-A-Lash Volume Mascara
Definitivamente esta não é minha máscara favorita. Consegui terminar com a Define-A-Lash alongadora, agora falta esta. É um bom produto mas prefiro muito mais a The Colossal Volum’ Express. Sendo assim, farei o possível para usá-la até a última gota. Tem máscaras muito melhores aqui esperando para serem usadas.
UPDATE: [11/09] Finalmente, a máscara acabou de vez! Não sai mais nada de lá. \o/

Hidrafil Gel
Comprei este hidratante para levar na bolsa quando fosse para a casa do meu namorado, mas acabou que ele ficou por aqui. Não está nem pela metade ainda e perto de vencer. Não é meu hidratante facial favorito, não é antiacne, mas hidrata muito e é especialmente formulado para peles oleosas. Não quero nem pensar em ter que jogá-lo fora, sendo assim, preciso usá-lo até o fim.

EOS Lip Balm
Quem ainda não sabe que sou #aloka do lip balm? Nem vou falar quantos acumulei, mas o fato é que quero outros e já tenho muitos! Escolhi o Honeysuckle Honeydew da EOS, pois é o lip balm que eu mais tenho usado e um dos que eu mais gosto. Se eu conseguir terminar este, já será um grande incentivo para encarar, por exemplo, o Ceralip da La Roche-Posay que, acreditem se quiser, é o que eu menos gosto.
UPDATE: [01/08] E lá se vai mais um! ^^

Seda Spray Cachos Comportados e Definidos
Tenho MUITA coisa de cabelo em casa. MUITA mesmo! E vocês não fazem idéia de quantos shampoos, condicionadores, máscaras e leave-ins eu já distribui. Cada vez que vou ao supermercado, perfumaria ou farmácia, vejo uma novidade e não compro porque me sinto mal. Sendo assim, o primeiro eleito foi o spray da Seda que eu adoro! Mas por mais que eu goste, tem muita coisa na fila…
UPDATE: [25/02] Outro que também acabou!

Granado Pink Cera Nutritiva Unhas e Cutículas
Desde que resolvi parar de tirar as cutículas, também resolvi usar os produtos que comprei para este fim, pois acabei comprando muita coisa e agora quero outras que descobri serem melhores e… Enfim. Muito produto para poucos dedos. O que eu menos tenho usado é a famosa cerinha da Granado. Acho ela muito melequenta e dá um bocado de trabalho para aplicar. Mas vamos lá! Ela precisa acabar!
UPDATE: [23/02] A Cera Nutritiva foi a primeira a acabar! Fiz um update lá no Flickr.

Bem, este é o meu Project Pan 10. Pensei que colocando assim, poderia incentivar algumas de vocês que se encontram na mesma situação que eu. Se vocês acharem interessante, posso fazer uma galeria no Flickr ou um Tumblr, para que vocês me enviem as fotos do Project Pan de vocês e eu vou publicando. Assim, todo mundo se incentiva a comprar com mais consciência. O que acham da idéia?

UPDATE:
Ontem criei um grupo no Flickr para quem quiser compartilhar seu Project Pan 10. O grupo não é moderado, então é só entrar e postar as fotos de vocês. Espero que gostem!
Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • Tuani Ladeira

      Eu acho esse projeto muito legal, já fiz uma vez e consegui terminar a maioria dos produtos, foi bem legal (:

      • @google-a69d6f76f58b25fed0890d8883359dbe:disqus Espero que eu consiga terminar os meus também! Se não todos, pelo menos a maioria (acho que o mais crítico são as bases, corretivo e pó). 

        Vamos ver!
        Beijos!

    • Dâmaris – Village Beauté

      Acho a idéia fantastica, Gabi. A Marina do 2 beauty tbém está fazendo. ELa está a usar 16 produtos e mostrará possíveis looks com eles toda a semana. Meu blog é novinho, filhote ainda, não ganho coisas como vocês, mas comprei demais. A vontade é de entrar no projeto também! Aceitas uma companheirinha? ;) 
      bjs
      Dâmaris

      • @3f9ee8178da8ad53dbef3b6d3d9031d1:disqus Não sabia que a Marina também estava fazendo. Faz um tempinho que não acompanho o 2beauty para falar a verdade. Também acho muito válido quando “grandes blogueiras” como ela, incentivam este tipo de compra consciente, mostrando para as leitoras que ninguém precisa ter trocentas cores de sombra para ser feliz.

        Claro que eu aceito uma companheira! Espero que você se anime a fazer mesmo! =]
        Beijos!

    • Paty_fb

      Que ideia ótima, Gabi!
      Acho que também vou começar o ano fazendo isso… Tem muita coisa acumulada por aqui!
      E depois atualiza a gente sobre os avanços ;D
      Beijos!

      • @1ef19835213c4e0a51fb31b197e02587:disqus Pois é menina… Dá até dó de olhar para tanto produto parado por aqui, viu? E por mais que eu me desfaça de muita coisa, parece que não tem fim! Espero que você se anime a fazer o projeto também. =]

        Pode deixar que conforme os produtos forem acabando, eu vou atualizando. 

        Beijos!

    • Marcella Vilela

      Eu acho isso muito interessante. Já vi alguém fazendo isso, mas não me recordo agora quem exatamente. O fato é que eu fiz isso numa época em que era mais novinha e fiquei meio deslumbrada com os blogs de beleza e saí comprando mil coisas para testar. Um dia reparei que tinha mil coisas que não usava e fui fazendo uma fila até acabar com a maioria. Em um ano eu esgotei produtos que nunca imaginei que terminar, como por exemplo uma sombra marrom da nyx. :) É legal, porque assim você vai percebendo que não precisa viver com 15 bases. O bom é ir testando aos poucos e usando o que tem!!!
      Sorte por ai!!

      beijos

      • @google-4c4dcc94e42e5b28544ad1d39412748c:disqus Pois é, estou fazendo isso com meus shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, produtos para o corpo e para o rosto. Fiz uma “fila”, coloquei uma ordem para usar as coisas e espero terminar com um bocado delas este ano. Fazendo o Project Pan, acho que ficará um pouco mais fácil, pois assumi este compromisso de não comprar mais nada. Espero que eu consiga!

        Obrigada!
        Beijos!

    • Juliana Sousa

      Gostei muito do projeto Gabi! 
      Eu não tenho blog e às vezes me vejo na mesma situação, vários produtos encostados. Agora, por exemplo, estou em uma luta para acabar com a cera da Granado. O pior é que a danada dura que é uma beleza! rsrsrs
      Boa sorte com o projeto! Beijos!

      • @google-7f5394b895c89e1bd39893b7e461e496:disqus Esta Cera Nutritiva parece não ter fim mesmo! Hahahaha! Eu não sei porque raios inventei de comprar um segundo potinho, JURO! O meu está pela metade, vou ver se consigo usar duas ou três vezes por dia para ver se acaba logo!

        Eu quando não tinha blog também acabava com coisas encostadas, mas era bem menos do que hoje. Preciso usar o que tenho para dar lugar às coisas novas. =]

        Obrigada!
        Beijos!

    • Lucianne

      Eu amo esse projeto, faço e gosto de ver os vídeos e posts de quem faz, eh,eh… dá mais incentivo ainda.
      A sensação de terminar um produto é tão boa quanto comprar outro pois a gente vê que não jogou dindin fora. Mas eu não me forço a usar uma coisa que não gostei, dou logo pra alguém que queira pq isso já acho que é castigo, eh,eh… As vezes junto algumas coisas e dou. Bjss  

      • @d9db1ad559eec89073103886c0330195:disqus Foi exatamente por isto que resolvi postar o meu Project Pan, como um incentivo para quem está na mesma situação que eu. E concordo com você: acabar um produto é tão bom quanto comprar um novo! Hahahaha!

        A maioria das coisas que eu não gosto ou que não são para o meu tipo de pele/cabelo eu dou sim. Outras que estão mais velinhas, prefiro eu mesma dar um fim, fico com um pouco de receio sabe? Mas por sorte, são pouquíssimos itens. =]
        Beijos!

    • Adorei a iniciativa! Esse projeto é o máximo, embora eu nunca tenha conseguido levá-lo a cabo! Espero que você consiga! Sou super a favor da galeria de fotos!
      Beijos!

      • @d947a5368663d8034f2160298ce6a4fe:disqus É a primeira vez que eu vou tentar. Eu também espero conseguir levar ele até o fim! Vamos torcer!

        Já criei um grupo no Flickr. Amanhã irei atualizar a postagem com quem quiser participar. Acho que será bem legal. =]
        Beijos!

    • Giuliana

      Que legal, nem sabia que isso tinha um nome! Andei fazendo isso. Tinha uma base Intense aqui encostada que eu ia jogar fora, e comprar uma outra para substituí-la no dia a dia. Acabei dando uma chance pra coitada, que descobri nem ser tão ruim, e economizei meu curto dinheirinho! Hoje quase comprei um shampoo que é lançamento da  Pantene (Fusão da Natureza), sendo que encomendei um da Natura, que está pra chegar! Me senti muito olho grande, haha, e não levei (ainda bem, mas fica pra próxima!). Acumulei muito produtos de tratamento quando fiz uma mudança radical nos meus cabelos, e só agora estou conseguindo acabar com tudo…
      Se eu me lembrar, vou mandar uma foto dos meus produtos também!
      Beijos!

      • @7d14d0d57e539de5650db81ca0ebcb76:disqus Hahaha! Pois é! Tem nome sim! Eu estava fazendo como você, pegava um produto aqui e outro ali e tentava usar até o final. Mas como eu estava recebendo muita coisa, tinha que parar e abrir outro para resenha no blog e aí acabei acumulando muita coisa. Por isto resolvi investir no Project Pan. Pelo menos assim não poderei mais comprar.

        Eu fiz uma galeria no Flickr (o endereço está aí no post) e é só você colocar suas fotos lá! =D

        Beijos!

    • Denise Mercedes Lopes

      Oi Gabi,
      entrei no seu blog por uma resenha de BBCream (que também ando gostando MUITO! rs) e li vários posts. Gostei bastante das suas resenhas!
      E, quando me deparei com esse post ri, pois eu comecei um projeto igual ontem! rs
      Boa sorte, é a primeira vez que faço e espero conseguir também!
      Um abraço!

      • @google-df9670c6aeaf8d317d2c1c0b5ba05c95:disqus Que bom que você gostou! Fico muito feliz! Obrigada! =D

        Pois é… Cheguei em um ponto crítico aqui, viu? Hahahaha! Por enquanto estou indo bem. Desde que comecei o Project Pan, tenho usado estes produtinhos que coloquei no post e vejo que outros está acabando. Dá um alívio danado! XD

        Boa sorte para você também!
        beijos!

    • Luiza Samoreira

      Adorei a sua idéia e o projeto !! Eu tenho várias coisas largadas também, preciso voltar a usar antes que estrague! Fico doente quando estraga maquiagem, perfume ou creme.

      Beijos

      • @879dc6935c6481efb2fd671773434eb8:disqus Eu também odeio quando as coisas estragam. Além de dar dó, é literalmente dinheiro jogado fora. Espero que com o Project Pan, eu aprenda a fazer escolhas mais conscientes. =]

        Beijos!

    • Pingback: Indico da semana()

    • @620d67878c4d43e3504f1fd0794bf1be:disqus Hahaha, pois é! Este Project Pan 10 na verdade é bem antigo. Começou há alguns anos no YouTube se eu não me engano… Não tenho certeza, mas é bem legal!

      Acho que qualquer sistema no fim das contas é válido, desde que a gente comece a adquirir consiencia das nossas escolhas, né? Estes dias também andei separando batons, corretivos, máscaras de cílios, pós e fui distribuindo aqui. Não fazia sentido guardar as coisas apenas por guardar e, como você disse, a gente acaba fazendo outras pessoas felizes! =]

      Estou firme e forte aqui usando meus produtinhos. Espero que eu consiga levar até o fim! =]

      Boa sorte para você aí também!
      Beijos!

    • @620d67878c4d43e3504f1fd0794bf1be:disqus Dá uma renovada mesmo! Eu também estou muito feliz vendo meus produtos acabando e indo embora! =D

      Beijos!

    • Pingback: Project Pan 10 e o consumo consciente | Borboletando()

    • Mayara Figueroa

      eu adorei esse projeto. sempre temos muita coisa q vem substituidas por outras… e as velhas vão ficando, vou aderir a esse projeto! 

      • @google-d9db2ba750ac336e0f5e95f485eee2ff:disqus Tem dado muito certo pra mim, viu? Esta semana já acabei com um dos produtos que estavam aí na listinha e estou usando outros além destes que estavam meio encostados por aqui. =]

        Boa sorte com o seu Project Pan 10!
        Beijos!

    • Pingback: Project Pan 10 | Beleza Interior ?()

    • Pingback: CUIDADO E ORIENTAÇÕES NA COMPRA E NO USO DE COSMÉTICOS. | Cantinho da Tricotagem()

    • Gabi, vou iniciar o Project Pan 10 hoje!
      Vou postar no blog onde sou colaboradora, o Popíssima, e no meu blog pessoal.

      Logo posto o link pra você!
      Bjs

      • @twitter-83483473:disqus Eu vi o post! ^^
        Boa sorte! No começo é difícil segurar a vontade de comprar, mas hoje já estou super acostumada e dando muito mais valor para as coisas que eu já tenho. Foi ótimo fazer o Project Pan 10!
        Beijos!

    • Pingback: Popissima » Arquivo » Project Pan 10()

    • Pingback: Você usa todas as suas maquiagens? | TPM Moderna()