Categorias
cabelos

O Shampoo Certo

Eu sempre achei que shampoo era uma coisa assim, mais ou menos tudo igual, sabem? Afinal, você vai lá, escolhe mais pelo cheirinho, pela marca e pelo tipo de cabelo do que outra coisa, né? Acontece que como muitos tratamentos relacionados ao corpo, de nada adianta você usar aquela sua máscara super chic e cara, no melhor estilo Morrocan Oil de ser, se o seu cabelo não estiver limpo. É aqui que entra a história do shampoo certo.

Existe shampoo anti-resíduos, para cabelos secos, ressecados, danificados, coloridos, normais, mistos, oleosos, anti-caspa, etc e tal e…os de limpeza. Este é aquele tipo de produto que você olha na embalagem e vê que ele é transparente como o shampoo Johnson’s Baby – ele é colorido, mas ainda assim é transparente. E pra que serve este tipo de shampoo? Ele vai limpar toda a sujeira, gordura, finalizadores e tudo mais que encontrar pela frente, do couro cabeludo e fios, para que você possa seguir com os produtos de tratamento.

Para usá-lo não tem muito mistério: quem tem o cabelo oleoso ou misto nunca deve abrir mão de um shampoo de limpeza. Quem é dona (ou dono) de madeixas normais, secas, ressecadas etc e tal, faça a primeira lavagem com um produto deste tipo e a segunda com um hidratante ou de tratamento. Aaahhh…mas qual é o shampoo de tratamento?

Viram a diferença? O potinho da esquerda tem um shampoo hidratante que é no caso translúcido (tem um acabamento assim, perolado), mas também pode ser leitoso (mais denso). Já o da direita, tem um de limpeza. Seguindo estes passos básicos para deixar o cabelo bem limpinho, o condicionador ou a máscara que você escolher, vai estar com o caminho livre pra fazer seu trabalho. Apenas não confundam shampoo de limpeza com anti-resíduos, hein? Este último deve ser usado apenas uma vez por semana, porque faz uma limpeza bem profunda dos fios. Usá-lo em excesso pode danificar o cabelo. Abaixo tem mais algumas dicas para aproveitar ainda melhor o shampoo:

  • Aplique o produto apenas no couro cabeludo e utilze o excesso para limpar as pontas;
  • Sempre masageie com a ponta dos dedos, nunca com as unhas;
  • Lave o cabelo no mínimo duas vezes – a primeira irá remover a sujeira superfícial e a segunda vai eliminar de vez todos os resíduos;

PS: Este post foi inspirado nesta postagem e neste vídeo da Paola Gavazzi do Truques de Maquiagem. Se vocês ainda não conhecem o blog dela, recomendo muito!