O Que Tem Neste Seu Creme?

O Que Tem Neste Seu Creme?

Quantas vezes você comprou um produto que se dizia rico em manteiga de karité e ao usá-lo ficou se perguntando onde estava a tal manteiga de karité? Ou então porque os óleos corporais são tão diferentes, alguns dão a sensação de realmente hidratar enquanto outros parecem apenas deixar a pele melequenta e escorregadia. Para falar a verdade, nunca me preocupei muito com esta história. O que eu sabia era que os derivados de minerais (petrolatum, parafina líquida e afins) não hidratam a pele, apenas formam um filme protetor que mantém a hidratação natural da pele. E até aí tudo bem.

Recentemente descobri uma coisa que mudou o jeito com o qual eu olho não apenas para os cosméticos, mas também para produtos alimentícios: a ordem em que se encontram os ingredientes de um produto é decrescente. Isso significa que o primeiro ingrediente é o que se encontra em maior concentração, enquanto o último é o menos presente na formulação. E é uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – para saber mais, vale ler este artigo da SuperInteressante. Saber disto faz apenas toda a diferença, principalmente quando, como eu disse no primeiro parágrafo, você compra um produto pensando que ele é rico em ativos naturais e nos rótulo ele está entre uma das últimas coisas da formulação.

Uma comparação rápida entre alguns produtos. Primeiro a Manteiga Emoliente da linha Pink da Granado contra a Manteiga Hidratante Revigorante da linha Nativa SPA de O’Boticário:

Manteiga Emoliente Granado
INGREDIENTES: Astrocaryum Murmuru Butter, Theobroma Grandiflorum Seed Butter, Butyrospermum Parkii Butter, Berthollethia Excelsa Nut Oil, Glyceryl Stearate, Cetearyl Glucoside and Cetaryl Alcohol, Sodium Cetearyl Sulfate, Dicaprylyl Carbonate, Dicaprylyl Ether, Octyldidecanol, Octyl Palmitate, Dimethicone, Tocopheryl Acetate, Sodium Polyacrylate, BHT, Glycerin, Butyl and Ethyl and Methyl and Propylparaben and Phenoxyethanol, Parfum, Aqua, Citronellol, Coumarin, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Hydroxuisohexyl 3-Cyclohexene-Caboxaldehyde Linaool, Butylphenyl Methylpropional

Manteiga Hidratante Revigorante O Boticário
INGREDIENTES: Aqua, Paraffinum Liquidum, Glycerin, Cyclopentasiloxane, Glyceryl Stearte, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, C13-14 Isoparaffin, Theobroma Cacao Seed Butter, Butyrospermum Parkii Butter, Polysorbate 60, PEG-100, Stearate, Parfum, Ethylhexyl, Methoxicinnamate, Xantan Gum, Ethylhexyl Salicylate, Butyl Metoxydibenzoylmetane, Punica Granatum Extract, Phenoxyethanol, Benzylalcohol, Triclosan, Disodium EDTA, Cl 42090, Cl 12700, Cl 15510, BHT, Benzyl Salicylate, Butylphenyl Methylpropional, Limonene, Linalool, Methyl 2-Octynoate

Ninguém precisa saber decifrar todos estes componentes para ver a diferença entre os dois produtos. Em negrito, destaquei os ingredientes vegetais presentes em cada uma das manteigas. Percebam que o produto da Granado possui alta concentração de manteiga de murmuru, manteiga de cupuaçu, manteiga de karité e óleo de castanha do Pará. Enquanto isso, o produto de O Boticário, é rico em parafina líquida, aquela que sempre figura em primeiro nos óleos corporais. O extrato de romã, é um dos últimos ingredientes da fórmula.

Isso necessariamente significa que um é melhor do que o outro? Não, apenas que, embora tenham o “mesmo nome”, enquanto um é rico em emolientes, que hidratam a pele, o outro tem maior fator de proteção, mantendo a hidratação natural aliado a alguns agentes hidratantes como a manteiga de cacau, manteiga de karité e o extrato de romã. Algumas vezes a diferença é ainda maior e aqui eu volto a falar sobre os óleos corporais: aqueles que realmente hidratam, são ricos em óleos vegetais como o de rosa mosqueta, amêndoas doces, palma e afins, mas a maioria dos produtos comercializados tem maior concentração de parafina líquida. Aqueles óleos de argan, em sua maioria, possuem muito mais silicones do que o óleo de argan em si. Isto também não significa que eles são ruins, mas sim que talvez não contenham a quantidade de óleo que você deseja.

O Que Tem Neste Seu Creme?

Aqui eu falei de cosméticos, mas preste atenção no que você come também! Muitos dos chamados “produtos integrais”, possuem mais farinha branca, do que a integral por exemplo.

Não sei vocês, mas esta pequena informação acabou mudando muito o modo como consumo produtos de maneira geral. Acabo prestando muito mais atenção aos rótulos e aos produtos que compro.

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários