Sobre o Project Pan 10

Eu não sei se vocês se lembram, mas lá em janeiro eu comecei meu Project Pan 10 (o post está aqui) e no dia 31/07 eu completei 6 meses sem comprar nenhum produto de beleza (para não dizer que eu não comprei nada, comprei o Espelho d’Água da Vefic, já que a minha cobertura da Colorama quebrou e um creme para os pés da La Roche-Posay, pois eu tenho uma doença de pele crônica nos pés e não tinha nenhum creme para eles aqui). Não estou fazendo este post para ganhar confeti nem nada parecido, quero apenas compartilhar minhas experiências e dizer pra vocês como eu estou lidando de uma forma muito diferente com o consumo de maneira geral.

No começo do Project Pan, confesso que foi difícil me adaptar. Eu estou mergulhada nesse universo de beleza, recebendo mil e uma novidades de produtos no meu e-mail diariamente e é muito difícil não querer sair correndo atrás daquele produto que você sabe que é edição limitada e provavelmente não irá mais voltar a ser comercializado. Mas cada vez que eu tinha essa vontade de sair e comprar alguma coisa, eu parava para olhar o que eu já tinha e fazia aquela pergunta básica para eu mesma: “eu preciso de mais um?” e a resposta era sempre a mesma, não. Eu já tenho produtos de maquiagem, esmaltes, cremes para o corpo e rosto, perfumes e produtos para o cabelo, suficientes para pelo menos três gerações. Comprar qualquer coisa seria uma heresia e uma falta de respeito com o meu dinheiro.


O que ainda não acabou:

  • Avon | Ideal Shade Pó Compacto
  • O Boticário | Blush Intense
  • Maybelline | Define-A-Lash
  • Avon | Magix Face Perfector
  • O Boticário | Corretivo 4 em 1
  • Stiefel | Hidrafil Gel

Sim, com o meu dinheiro. Cada um que sabe das suas finanças, o que cabe e o que não cabe no seu bolso, o que você precisa e o que você não precisa. E uma coisa que eu aprendi muito nestes seis meses é que, nem eu, nem vocês, precisamos de tudo que é mostrado nos blogs. Estou dizendo para vocês pararem de ler blogs? Definitivamente não. Quando eu faço uma resenha de qualquer coisa aqui, meu objetivo é construir uma opinião sobre determinado produto para que, quem esteja interessado em comprar, possa decidir com mais confiança se irá comprar ou não, juntando a minha opinião com a de outras pessoas. Eu vejo os blogs como uma ferramenta de pesquisa, onde você pode conhecer uma infinidade de produtos e decidir quais são os melhores para você (não vou entrar aqui na questão de posts patrocinados velados nem nada).

Partindo deste princípio de que eu devo comprar apenas os produtos que são bons pra mim, percebi que acumulei muita coisa que não serve para o meu rosto, meu cabelo, meu corpo e assim por diante. Foi hora de parar e olhar aquele monte de produtos acumulados e que teriam apenas um destino: o lixo. Desde então, tudo que eu acabo recebendo de assessorias e que não serve pra mim, eu vou dando para pessoas que eu sei que irão usar. O mesmo princípio eu apliquei para as minhas maquiagens e esmaltes: qual o propósito de guardar e juntar um mundo de produtos se eu não vou conseguir usar todos e por fim, eles irão estragar? A decisão de não comprar mais, ficou mais confortável quando parei para pensar e aceitar. Eu não preciso de tudo que tenho.

Ninguém precisa fazer um Project Pan 10 para começar a pensar em um consumo mais consciente. Ninguém precisa se privar de comprar o que quer que seja, mas, se o fato de comprar na hora te deixa feliz e depois te dá aquela dor na consciência, talvez seja hora de parar e analisar o que está te fazendo mal. Pra mim, o Project Pan 10 que começou quase como uma “tortura”, está me mostrando que eu posso ser muito mais feliz com as coisas que eu já tenho e que eu não preciso de um bilhão de sombras, esmaltes, batons e o que mais que seja para ser feliz. A experiência está sendo mais que positiva, mas ainda tenho um bom caminho para percorrer.

Be Sociable, Share!

Comentários do Facebook

comentários

  • Andrea Suppo

    Preciso urgente começar esse projeto :-/

    • http://www.lipstickcorner.com Gabi Rebello

      @andreasuppo:disqus Hehehe, começa! Está fazendo um bem danado pra mim! =]

      Beijos!

  • http://www.facebook.com/millevitoria Mille Vitória

    Eu deveria me proibir de comprar sombras, não tenho tantas assim, mas na verdade são suficientes p mim.
    Ótimo projeto, parabéns!
    Vi q vc ajudou a divulgar o meu sorteio no blog.
    Muito obrigada!
    :-)
    Bjs!!!

    • http://www.lipstickcorner.com Gabi Rebello

      @facebook-766228113:disqus Hehe, eu tenho muitas sombras também, muito mais do que eu usaria. Acho que é por isso que o Project Pan está me fazendo tão bem. =]

      Beijos!

  • Mariana

    Depois que vi o projeto aqui no seu blog, resolvi fazer também. Estou no começo ainda, mas não me arrependi nada! Estou pensando mil vezes antes de comprar as coisas agora.. Muito bom!

    beijo, linda!

    • http://www.lipstickcorner.com Gabi Rebello

      @b29740f73fed5c84ff5ef40db7e9fc9d:disqus Que bom! Fico muito feliz em saber! É tão bom quando a gente faz as escolhas com mais consciencia, né? =]

      Beijos!

  • http://www.facebook.com/people/Monik-Rizzatto/100001718774520 Monik Rizzatto

    Estou precisando de um projeto assim para as maquiagens!é o meu maior problema! Para cabelos e unhas não gasto mais do que o suficiente, fico meses sem comprar um esmalte facilmente, mas maquiagem quase toda semana eu compro alguma coisa, mesmo que seja um batom de cinco reais.
    Gostei da iniciativa! Vou tentar seguir! ; ) Bjs

    • http://www.lipstickcorner.com Gabi Rebello

      @facebook-100001718774520:disqus Eu tive uma época assim. Saia do estágio e passava todo dia na perfumaria para comprar um monte de coisas que eu não precisava. Demorou, bati muito a cabeça, mas o Project Pan me ajudou muito a melhorar. Se você quiser, faz sim porque vale a pena! =]

      Beijos!

  • elaine fontes

    tb sou consumista ao extremo mas quanta coisa compramos e fica parada? uma judiação né agora procuro sempre ver se realmente preciso antes de comrpar,ou é algo que desejo muito caso contrário me seguro,não tá fácil pra ninguém né rs bjs

    • http://www.lipstickcorner.com Gabi Rebello

      @d1cc506d2f51c5bc97f029bcdb4fb5a7:disqus Pois é! Uma vez eu tive que jogar muita maquiagem fora pois estava tudo vencido… Doeu no coração e no bolso. Acho bem melhor pensar bem antes de comprar do que sair por aí comprando tudo, pura e simplesmente por comprar.

      Beijos!