Escolhendo a Base

Apesar dos maquiadores terem “decretado o fim da base” uma das perguntas que eu mais recebo no blog é sobre este produto. A verdade seja dita, o único meio de comprar uma base e ter certeza de que a cor vai ser a correta e a textura e acabamentos são adequados, é testando. Só indo até a loja de cara lavada e testando o produto você saberá como ele se comporta com o seu rosto. O resto, quase sempre estamos jogando com a sorte, principalmente quando a compra é realizada pela internet. Eu não sou maquiadora e muito menos dona da verdade, mas mesmo assim, tentarei falar sobre alguns dos aspectos que devem ser pensados antes de você colocar a mão no bolso.

Base x Seu tipo de pele
Antes de pensar em acabamento, você precisa levar em consideração seu tipo de pele. Uma pele oleosa dificilmente irá adaptar-se a um produto com óleos em sua formulação e textura pesada, assim como a pele seca não terá um aspecto bonito com uma base matificante.

Pele Seca: Procure por produtos hidratantes, iluminadoras e com ativos que combatam o envelhecimento. Este tipo de pele geralmente é opaca, sem vida, além de geralmente ser sensível, sofrendo com agressões externas como frio ou sol excessivos. As bases que possuem fator de proteção solar também são uma boa pedida, já que a pele seca sofre da perda excessiva de água e falta de óleo, o que a deixa mais suscetível aos raios solares e consequentemente ao envelhecimento precoce.

Pele Normal: Quem tem a pele normal, sem brilho excessivo, com toque aveludado, ausência de cravos e poros dilatados, não tem restrições quanto ao uso de bases. Basta apenas escolher a textura e o acabamento que mais lhe agradam.

Pele Mista: A pele mista costuma ser oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecada nos demais pontos. Você pode optar por uma base hidratante, desde que ela seja líquida, fluida e principalmente oil free. Se a base possuir textura pesada e óleos em sua formulação, irá acentuar o brilho na zona T, além de poder contribuir para o aumento de cravos caso seja comendogênica também.

Pele Oleosa: A pele oleosa é uma das que mais sofre com a escolha de bases. Primeiramente, o produto deve sempre ser oil free e com textura leve. Bases com textura pesada, misturam-se com o excesso de oleosidade deixando o rosto com um aspecto ainda mais engordurado. Acabamentos opacos (matte) são bem vindos, além de produtos que sejam especialmente desenvolvidos para este tipo de pele.

Texturas & Acabamentos

O mercado de bases evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Da tradicional base líquida até as mais recentes versões em mousse e espuma, existe uma diversidade impressionante de texturas para o produto: líquida, cremosa, em mousse, em bastão, compacta, duo cake, mineral e em espuma. Geralmente, a base líquida é indicada para peles secas por exemplo, acontece que já existem produtos com esta textura, formulados para a pele oleosa, dois exemplos são as bases ColorStay Combination/Oily Skin da Revlon e a Normateint da Vichy. As versões cremosas, em bastão e duo cake são indicadas para a pele seca, enquanto as versões em mousse, bastão e pó, acabam sendo boas pedidas para as peles oleosas. A versão mais recente, em espuma, é mais indicada para peles normais. Isto tudo, via de regra já que muito depende da formulação do produto e da indicação de uso dada pelo fabricante.

As texturas também interferem no acabamento da base no rosto. Bases em mousse por exemplo, ficam com acabamento aveludado, como se tivesse sido aplicado um pó no rosto. As versões líquidas costumam conferir mais luminosidade e viço, algumas tem até um aspecto “molhado” como é o caso da famosa Face & Body da M·A·C. Tenha em mente que um rosto completamente opaco às vezes fica exagerado, plastificado. A pele saudável tem um brilho natural que é muito bonito e não é excesso de oleosidade, este brilho deve aparecer para que o rosto não fique com aparência de boneca.

Escolhendo a cor
Esta talvez seja a parte mais difícil de todo o processo de escolher uma base. Se você vai até a loja, vá de cara lavada. Nada de testar a base no dorso da mão ou no pulso, este último é uma das partes mais clara que temos no corpo, enquanto a mão não tem a mesma cor do seu colo. Sim, a cor da sua base deve harmonizar perfeitamente com a cor do seu colo. A maioria das pessoas usa (ou ao menos deveria usar) filtro solar no rosto, o que deixa a pele mais clara do que o restante do corpo. Se você comprar uma base que seja exatamente da cor da sua pele, provavelmente acabará com um tom mais claro. Passe o produto no rosto todo, na linha do maxilar, ou, em último caso, no centro do colo. Veja se a cor da base harmoniza com o restante, caso isto aconteça, provavelmente você achou sua cor. Conforme foi lembrado nos comentários, não confie na iluminação da loja. Dê uma volta, veja na luz natural, sinta a textura do produto e só então volte para comprar.

Se você for comprar pela internet, a dica é: pesquise muito. Procure pessoas que tenham a base que você quer e o tom de pele mais próximo possível ao seu, pergunte qual cor estas pessoas usam. E sim, não pegue apenas uma opinião, procure quantas pessoas você puder. No Temptalia tem uma ferramenta muito útil chamada Foundation Matrix onde você pode obter as cores equivalentes de diversas marcas importadas como M·A·C, NARS, CoverGirl, Bobbi Brown entre outras. Por último: não confie na cor do seu monitor. A calibração de um monitor para o outro varia muito, sem contar que a cor “real” sempre é diferente daquela mostrada na tela, pode ser mais clara, mais escura, mais rosada ou amarelada. Se você estiver com muitas dúvidas em relação à cor, é melhor não arriscar uma compra pela internet.

Por último, antes de realmente bater o martelo, pesquise opiniões à respeito do produto que você irá adquirir. Os blogs são uma excelente fonte de informação para isto. Deixe comentários, converse, tente esclarecer todas as suas dúvidas. A base é um passo importante, seja para a maquiagem do dia a dia ou para uma festa. Você precisa sentir-se confortável e segura com ela. Teste e não tenha medo de errar, acreditem, eu mesma já errei muito até chegar nas minhas bases ideais. Vou deixar aqui embaixo os links de resenhas que eu já fiz aqui no blog e, se houverem mais dúvidas que eu possa ajudar a esclarecer, comentários são sempre bem vindos.

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • Juliana Sousa

      Post ótimo, Gabi! Super completo!
      Mas, tem o problema da iluminação das lojas, que na maioria das vezes é péssima. Já aconteceu de eu ir testar a base no rosto, de cara lavada em uma loja, e ver que na luz natural a cobertura era pesada. :(
      Hoje, eu costumo aplicar a base na loja e dar uma volta, para ver como ela se comporta em outras luzes e se segura a oleosidade.
      Beijos!

      • @google-7f5394b895c89e1bd39893b7e461e496:disqus Que bom que você gostou! Fico feliz.

        Muito bem lembrado! Atualizei o post com isto. Já aconteceu comigo também de comprar uma base e na loja a cor ficar perfeita, mas quando sai parecia que tinha feito bronzeamento só no rosto. Ficou horrível. x_x

        Beijos!

    • @twitter-116912164:disqus Que bom que você gostou! Fico feliz.
      Muito obrigada!

      Beijos!

    • @97cf28bf355ea5f78cf45c7309cac6d1:disqus Que bom que você gostou! =D

      Beijos!

    • @google-b32eebaa0acd2958d37a0a35d33e0b81:disqus Que bom que você gostou do post! Fico feliz!

      Bem, eu só tive uma base da M·A·C até hoje, a Studio Fix Fluid. Quando fui comprá-la, pedi ao vendedor uma que fosse boa com a pele oleosa. Bem, gosto dela, não controla 100% a oleosidade, mas tem cobertura média e dura quase o dia todo. Muita gente recomenda a Studio Fix Powder também.Beijos!

    • Pingback: Indico da semana()

    • Morgana SPS

      Pra mim é uma batalha achar a base ideal pois minha pele é amarelada e a grande parte das bases nacionais possuem um pigmento rosado. Mês passado resolvi arriscar e comprar uma base e um corretivo da MAC pela internet, pesquisei muuuito, li muitas resenhas, vi muitas fotografias e acertei em cheio na compra!
      Adorei o post e todo o blog, já estou seguindo e passarei sempre por aqui ^^
      Beijos :*

      • @google-6909d036934e5318ee8f81545eae4bc6:disqus Que bom que você conseguiu acertar a cor! Sabe que até agora estou querendo comprar a base Nature Luxe da CoverGirl e ainda não o fiz, justamente pois não estou segura em relação à cor. Mas vou continuar procurando e pesquisando.

        Fico feliz que tenha gostado do post!
        Muito obrigada!

        Beijos!

    • Rosana Jesuino

      Gabi, muito bom o post! Parabéns, suas matérias são muito bem escritas e esclarecedoras. Bjao!

      • @6eba94d74db8c0793ac793c90aca615e:disqus Muito obrigada! Fico feliz em saber que você gostou! =D

        Beijos!

    • eliane

      Gostei muito do post. é dificil achar uma base q combine comigo, mais com essas dicas as coisas vão ficar mais fáceis.
      beijos
      Eliane
      http://lilicasoares.blogspot.com

      • @15538362c7da898048dd84f752ca6a42:disqus Que bom que você gostou! Fico feliz em ter ajudado. ^-^

        Beijos!

    • Pingback: Indicações da Semana | TPM Moderna()