Categorias
maquiagem

BB Cream

Tenho mencionado o BB Cream muitas vezes tanto aqui no blog como no Twitter (@lipstickcorner), mas sei que nem todos estão familiarizados com este cosmético. Assim sendo, antes de fazer uma resenha de algum dos BB Creams que eu venho usando, achei melhor fazer este post explicando um pouco mais sobre o que é, para o que serve, quem pode usar, quais são as marcas, onde comprar e outras dúvidas.

O que é BB Cream?
O BB Cream ou Blemish Balm (blemish, do inglês imperfeição, mancha, cicatriz; balm do inglês bálsamo) , diferente do que vocês podem imaginar, não teve sua origem na Ásia. Na verdade este cosmético foi desenvolvido na Europa, mais precisamente na Alemanha. Inicialmente, ele era indicado por dermatologistas à pacientes que submeteram-se à procedimentos sensibilizantes como intervenções à laser, pois possui propriedades regenerativas, calmantes e hidratantes. Além disto, a consistência e a cor do produto também eram ideais para camuflar as irregularidades e descamações que a pele apresenta após estes procedimentos. E somava-se ao fato de que, a grande maioria dos BB Creams, apresenta fator de proteção solar.

Como vocês podem imaginar, o produto acabou espalhando-se por outros países (só não me perguntem porque ele nunca veio para o Brasil) até que foi parar nas mãos de japoneses e coreanos. A febre começou quando celebridades declararam serem adeptas do tal BB Cream. Uma das grandes responsáveis por isto, foi a atriz e modelo sul coreana Song Hye Kyo (송혜교), que disse usar os produtos da marca Missha e até hoje o rosto dela aparece nas propagandas da marca. A partir daí, o mercado de BB Creams deu um verdadeiro boom e hoje, a Coreia figura como um dos principais mercados para o produto, concentrando a maioria das marcas.

Para o que serve?
Por incrível que pareça, o BB Cream tem inúmeras propriedades. Cada um deles é formulado para um tipo de pele, com determinadas necessidades. Algumas pessoas usam este produto como primer, outras como corretivo, outras ainda como um creme de tratamento. De qualquer forma, ele é mais do que uma simples maquiagem. Claro que as marcas disponibilizam diferentes tonalidades do produto, pois ele tem a função de uniformizar o tom da pele e disfarçar as imperfeições (sejam elas acne, olheiras, cicatrizes), mas o mais interessante dele, são os benefícios que são oferecidos, as propriedades terapêuticas.

Os produtos costumam ter em suas formulações ingredientes como ouro, camomila, aloe vera, ginseng, chá verde, girassol, óleo de amêndoas, caviar, entre outros ativos. Além disto, muitos são clareadores, previnem e reduzem rugas e linhas de expressão, além claro do fator de proteção solar que eu já citei acima. Com o uso contínuo, o BB Cream promete uma pele mais uniforme, hidratada, luminosa, suave e macia.

Quem pode usar?
Inicialmente, qualquer pessoa pode usar o BB Cream (exceto crianças, pois não tenho esta informação). A maioria deles é hipoalergênico, possui textura leve e é adequado até para as peles mais sensíveis. No entanto, nem todos são oil-free, uma informação importante para quem possui a pele oleosa e/ou acneica. Apesar disto, existem produtos especialmente formulados para estes dois últimos tipos de pele. Eles são um pouco mais difíceis de serem encontrados, devido às características mais comuns de pele, encontradas na Ásia.

Outro aspecto que pode preocupar é a questão da cor. Embora o BB Cream possa ser utilizado como um substituto para a base, suas tonalidades restringem-se às orientais. Até hoje não encontrei nenhum produto para a pele negra por exemplo. E mesmo para o meu tom de pele (NC35 da M·A·C, para vocês terem uma referência), a cor ainda é muito clara. Claro que você pode tentar chegar à um tom próximo ao da sua pele, algumas marcas possuem uma variedade maior de cores, mas se isto não for possível, você pode igualar o tom, usando um pó solto ou compacto de sua preferência (algumas marcas inclusive, recomendam que a finalização seja feita com um pó, para ajudar no controle da oleosidade e para aumentar a duração do produto).

IMPORTANTE
As marcas mais populares na Coreia não passaram por aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já que as mesmas não são comercializadas no Brasil. No entanto a Skin79 e Missha foram aprovadas pelo FDA (Food and Drug Administration) e são vendidas nos Estados Unidos e Canadá.
Como usar?
O BB Cream deve ser utilizado como uma base. Comece preparando a pele. Primeiro lave o rosto com um produto adequado à sua pele, aplique seu hidratante para a área dos olhos, tonifique e finalize com um hidratante para o rosto (caso ele não possua fator de proteção solar, aplique um filtro em seguida).


 
Em seguida pegue o BB Cream e aplique pequenas gotas em cinco pontos do rosto: nariz, bochechas, testa e queixo. Espalhe de dentro para fora usando os dedos, um pincel de base, duo fibre, pincel flat top, esponja ou o que preferir. Faça uma camada fina e uniforme. O produto tende à escurecer depois de seco, portanto, caso necessite retocar, aguarde alguns minutos. Por fim, finalize com seu corretivo e pó habituais se desejar. Não esqueça de usar um bom demaquilante ou um produto específico para a remoção do BB Cream antes de dormir: assim como uma maquiagem, ele também possui pigmentos que precisam ser removidos da pele.

Quais as marcas de BB Cream disponíveis?
Existem muitas marcas de BB Cream. Entre as Coreanas, as mais famosas com certeza são a Etude House, Missha, Skin79, Skin Food, Innisfree, Dr. Jart, Haneskin e muitas outras. Recentemente, grandes companhia ocidentais também começaram a investir neste tipo de produto, Esteé Lauder, Clinique, Garnier, Maybelline e M·A·C já possuem seus BB Creams, porém, algumas delas disponibilizam-os apenas para o mercado asiático.


 

  1. Etude House Precious Mineral BB Cream
  2. Missha M Perfect Cover
  3. Skin79 VIP Gold Collection Super+ BB Cream
  4. Garnier Skin Naturals Miracle Skin Perfector BB Cream
  5. Maybelline Pure Mineral BB Cream
Onde comprar?
Antes de falar onde comprar, para quem está em dúvida sobre qual o melhor BB Cream para sua pele, recomendo começar por um kit de miniaturas:


Skin79 Miniature Set

  • Hot Pink Super+ BB Cream Triple Function (5g)
  • BB Cream Diamond Collection The Prestige BB Cream (5g)
  • VIP Gold Collection Super+ BB Cream (5g)
  • BB Cream Diamond Collection Pearl (5g)

Existem inúmeras lojas que vendem BB Cream. Tanto o meu kit de miniaturas quanto os produtos em tamanho original, foram comprados no eBay (Asian Secrets). Eles também podem ser encontrados na Cosme-de e no Brasil há a Sugoi Art. Estas são as lojas que eu sei que entregam e são confiáveis. Se alguém já comprou em outros lugares, por favor, deixe o link nos comentários.

Espero que o post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Não sou nenhuma expert no assunto, mas se vocês tiverem mais dúvidas, farei o possível para respondê-las. Em breve também tem resenha de um dos meus BB Creams.

31 respostas em “BB Cream”

Não BB Cream porque não me adapto a produtos com cor (sou homem…). Mas ganhei amostras de milhares e fui testando. Meu preferido foi o da Etude. :) Também gostei muito de um da masculino da Laneíge. Aliás, tanto a Etude quanto a Laneíge pertencem são marcas de uma mesma empresa, a gigante sul coreana Amore Pacific. 

– Pedro

@74f800e4a871c93daeeb6cc415781470:disqus Não sabia que ambas eram da mesma empresa! Meu BB Cream da Etude House, o Precious Mineral, é um dos meus favoritos! Acho ele excelente mas a cor também é muito mais clara do que a do meu rosto e acabo igualando com um pó facial. Não sei se para homens fica muito artificial.

Abraços!

Nossa, amei as explicações Gabi! Quem faz tratamento com ácidos também pode usar? Não interfere em nada não? Porque aquelas pelinhas q ficam soltando perto do nariz são um saco, afff… Talvez o BB Cream dê uma amenizada né? E gostei dele ter propriedades calmantes, regenerativas e tal. Bjsss

@252260975f92a06e227783936f6d70b9:disqus Eu não encontrei muitas informações sobre isso, mas o BB Cream é indicado para quem faz peeling também. Eu uso um medicamento com adapaleno e perióxido de benzoílo, apesar de usá-lo apenas à noite em dias alternados, não tive nenhum tipo de reação.

Mas é a minha experiência. Como o produto não é vendido no Brasil, é difícil saber quais possíveis reações ele pode provocar.
Beijos!

Gabi, uso o Missha há um tempão e adoro, mas… você sabe se mulher grávida pode usar? Acho que minha obstetra não vai conhecer já que diversos dermatologistas não conhecem.
Bjs

Muito bom o post Gabi. É bem difícil encontrar por aí o que realmente é e o que faz um BB Cream. Comprei um pra mim no Amazon, tenho a pele um pouco oleosa, mas me dei super bem, usando pó pra finalizar a pele.

Vou esperar suas dicas dos que você usa, pra eu poder comprar meu próximo ;)
Beijos!

@f9f6cf81c7bf1bb41df108693b9e0be8:disqus Que bom que você gostou! Fico muito feliz! Eu também comprei um para pele oleosa da Etude House e amei! Vou falar dele aqui amanhã. Estou usando muito! =]

Beijos!

Os comentários estão desativados.