Categorias
casual sunday

Casual Sunday: Torta de Limão

Mais alguém estava com saudades do Casual Sunday? Não sei vocês, mas eu estava com muita saudade. Aliás, se vocês forem ver, a última receita que postei faz mais de um ano! Dá para acreditar? Enfim, aproveitei que ganhei de natal do meu namorado o livro da Dani Noce do I Could Kill for Dessert para fazer uma sobremesa de “verão”. Apesar de amar chocolate, nesta época do ano prefiro doces refrescantes. Por isso escolhi para hoje a torta de limão.

Casual Sunday: Torta de Limão

INGREDIENTES

…da massa:

  • ½ xícara de chá + 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • ¾ de xícara de chá manteiga sem sal
  • 01 pitada de sal
  • ½ xícara de chá farinha de amêndoas
  • 01 ovo
  • 02 xícara de chá de farinha de trigo

…do recheio:

  • 01 lata de leite condensado
  • 01 lata de creme de leite
  • ¾ de lata de suco de limão Taiti

…da cobertura:

  • 01 xícara de chá de clara
  • 01 ½ de xícara de chá de açúcar
  • Raspas de limão para de decorar

MODO DE FAZER
Comece pela massa (se possível, faça esta etapa no dia anterior ou com pelo menos 2 horas de antecedência), misturando a manteiga, com o açúcar, o sal e a farinha de amêndoas (caso não encontre, basta tirar a pele das amêndoas e triturá-las no liquidificador ou processador, até obter uma farinha). Em seguida, acrescente a farinha de trigo peneirada e vá juntando até que a massa fique lisa e homogênea, soltando das mãos. Faça uma bola, embrulhe com papel-filme e deixe descansando na geladeira por 2h. Depois é só forrar uma fôrma com 23cm de diâmetro com a massa, fazer furinhos com um garfo e levá-la para assar no forno pré-aquecido a 220ºC por aproximadamente 20min, ou até que fique dourada.

Para o recheio fazer o recheio, junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador. Então recheie a massa já fria, com esta mistura de limão e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir. Já o merengue precisa de um pouquinho de atenção: leve as claras e o açúcar ao fogo, em banho-maria e mexendo sempre, para que o açúcar dissolva. Não deixe aquecer demais, ou as claras poderão cozinhar. Depois, pegue a mistura ainda morna e bata na batedeira até que o merengue esteja brilhante e a tigela fria. Então basta decorar a torta e finalizar com raspas de limão.

 

O que mais me surpreendeu nesta receita foi a massa: diferente daquelas massas de padaria que costumam esfarelar e não tem sabor nenhum, esta é muito gostosa! Fica até com um gostinho de amêndoas delicioso! Aliás, para quem gosta de torta mais azedinha, a quantidade de suco de limão é perfeita! No entanto, se você gosta dela mais doce, sugiro colocar apenas ½ lata de suco, assim o sabor do leite condensado aparece mais. Também vale trocar esta massa, por aquela tradicional de biscoito Maizena com manteiga. Também fica muito saboroso!

Parece complicado de fazer, mas é apenas porque são três etapas. De modo geral é bem simples e vale muito mais a pena do que as tortas prontas. E nem preciso comentar sobre o livro, né? Com certeza farei mais receitas do Por Uma Vida Mais Doce!

2 respostas em “Casual Sunday: Torta de Limão”

Os comentários estão desativados.