Um dos grandes mitos em relação a pele oleosa, é achar que ela deve ser limpa diversas vezes ao dia. Para quem ainda não sabe, o excesso de limpeza na pele oleosa causa uma produção ainda maior de sebo, mais conhecida como “efeito rebote”: ao remover completamente a oleosidade, seu organismo entende que a pele está desprotegida, afinal, o óleo é uma barreira de proteção natural contra a perda excessiva de água e assim sendo, começa a produzir uma quantidade ainda maior de sebo para repor aquilo que foi removido.
Sabendo disso, a higienização deve ser feita duas vezes ao dia: pela manhã e a noite. A grande questão é encontrar um gel ou sabonete adequado para a pele oleosa e acneica. Eu não posso reclamar muito, já usei produtos muito bons e estou há algum tempo usando o Cleanance Gel da Avène, que não tem sabão e é bem suave. Mas, chega uma hora que eu enjôo de usar sempre os mesmos produtos, então quando recebi o Gel Concentrado Desincrustrante da linha Effaclar da La Roche-Posay, tratei de inclui-lo na minha rotina de cuidados faciais.
Effaclar Gel Concentrado Desincrustrante limpa e desobstrui os poros profundamente graças à sua combinação única de Ácido Salicílico e LHA. Sua fórmula concentrada e desincrustrante reduz a oleosidade e a produção de óleo.
Usei o produto por quase dois meses, sempre à noite. Comecei usando duas vezes ao dia, mas agora no inverno, minha pele fica mais sensível, resseca e descama com facilidade e como este produto é bem potente, diminui a frequência do uso. Ele é sim, muito potente, mas a grande vantagem é que ele não deixa a pele ressecada, nem com aquela sensação de estar “repuxando” causada pelo desequilíbrio do pH. Muito pelo contrário: após lavar o rosto, o toque é macio e sedoso e ao aplicar o tônico, o algodão sai limpinho, sem nenhum resíduo de sujeira.
O gel é bem líquido e isso faz com que ele renda bastante, inclusive porque é indicado pelo fabricante que você coloque uma pequena quantidade de produto nas mãos, faça espuma e só então aplique no rosto úmido – e ele espuma muito! A fragrância é muito suave, levemente resfrescante e é essa a sensação que o produto deixa na pele: uma leve refrescância. Nada de gelado, mas é aquela coisa gostosa de pele bem limpinha e livre da oleosidade excessiva – eu amo maquiagem, mas no final do dia, não tem nada melhor do que lavar o rosto e senti-lo limpo e “respirando”.
Sobre ajudar a controlar a oleosidade ou limpar os poros, confesso que é uma coisa muito difícil de ser mensurada. O gel é o primeiro produto que usamos e depois dele, vem muitos outros que também auxiliam no controle da oleosidade. Talvez minha pele tenha comportado-se melhor durante o período em que o usei o produto, não duvido da eficácia, mas a percepção disso na pele é difícil. No geral, em comparação a outros produtos, até mesmo o da Avène que citei no começo, tenho a impressão de que a oleosidade da minha pele fica um pouquinho mais controlada com o uso do Effaclar pela noite.
E para quem está pensando que por ser um dermocosmético o Effaclar Gel Concentrado Desincrustrante, pode ser uma boa surpresa, porque não é, nem de longe dos mais caros: a bisnaga com 60ml tem o preço sugerido de R$24,90 e a versão de 150ml sai por R$41,90. Ou seja, vale muito a pena!
Embalagem
4/5
Textura
4/5
Eficácia
5/5
Rendimento
5/5
Preço
5/5
Avaliação Final: 4,6 estrelinhas
2 respostas em “Testei: Effaclar Gel Concentrado Desincrustrante”
Minha pele é bem oleosa e usei o sabonete em barra effaclar e é ótimo, usei por conta própria. A dermato me inidicou Dermotivin Salix, eu achei bom mas o Effaclar parece melhor.
Já usei a versão em barra do Effaclar também e é realmente muito boa! Recebi para testar o Demotivin Salix, mas como no inverno minha pele resseca um bocado, não consegui usar adequadamente. Por hora estou alternando entre este Effaclar Gel Concentrado e o gel de limpeza da linha Cleanance da Avène que também é muito bom! =]
Beijos!