Pele ou Base?

A maquiagem ainda é um hábito recente da brasileira. Ainda são poucas as mulheres que saem para trabalhar todos os dias maquiadas, ainda assim, aquelas que investem na maquiagem, muitas vezes preferem investir mais nestes produtos do que no cuidado com a pele. O que será que vale mais a pena? Antes de mais nada, cada um que sabe do seu bolso e no que quer gastar, mas vale a pena parar um pouco para pensar antes de desembolsar rios de dinheiro em uma base Dior, Lancôme, Make Up For Ever e assim por diante.

É possível construir uma pele perfeita com algumas camadas de pré-maquiagem, base, corretivo e pó? Sim, é possível. Esconder manchas, imperfeições, disfarçar rugas e linhas de expressão, mas por baixo de tudo isso, sua pele ainda está lá. Uma maquiagem bonita e bem feita, precisa de uma pele bem cuidada, simplesmente porque uma pele saudável precisa de muito menos produtos e retoques para ficar ainda mais bonita. Ela é naturalmente bonita. De que adianta você gastar com maquiagens importadas pra lá de caras se, quando chega o fim do dia e você tira a maquiagem, você não gosta do que vê no espelho? A maquiagem é um recurso que existe para nos ajudar a ficar mais bonitas, não para nos tornar escravas dela.

Cuidar da pele dá trabalho? E como! Eu frequento o dermatologista desde os 12 anos, quem passou ou está passando por episódios de acne, sabe o quanto isso é complicado e também sabe que, às vezes, a maquiagem mais atrapalha do que ajuda. Gel ou loção de limpeza, tônico ou adstringente, hidratante facial, hidratante para a área dos olhos, protetor solar, fora os tratamentos específicos. Mas o mercado está repleto de opções e marcas que cabem em todos os bolsos.

Quando comecei a cuidar da minha pele na pré-adolescência, eu usei muito os produtos da linha Faces da Natura, Pure Zone da L’Oréal, Deep Clean da Neutrogena e assim por diante. Comecei dos mais em conta e fui descobrindo as necessidades da minha pele. Hoje uso Vichy, Avène, RoC, Eucerin, Clinique e medicamentos específicos para a acne e ainda assim, não é nada fácil cuidar da pele. No entanto eu sei que, se continuar assim, quando terminar o tratamento, meu rosto estará saudável e bonito.

É muito bom ter a satisfação de realizar um sonho de consumo, comprar aquela base dos sonhos, mas também é muito bom ter a pele dos sonhos. E pra isso é preciso começar a se cuidar desde cedo. Eu sempre falei aqui no blog que sou dessas que prefere gastar com tratamentos de pele do que com maquiagem, mas volto ao começo deste post: quem sabe das suas necessidades é você. Só fica o questionamento: pra você, vale mais a pena a base incrível ou a pele linda e saudável?

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • Sabe o que me espanta muitas vezes? quando vejo blogueiras que vivem postando tutoriais de make, sem make.
      Algumas tem a pele tão mal cuidada e ao invés de cuidar disso, prefere continuar comprando mais e mais maquiagens. Pra que? Pra esconder?
      Eu prefiro mil vezes ficar feliz com a pele que vejo de manhã, quando acordo, do que ter que depender de uma boa maquiagem para ficar com a pele “ok”.

      • @daisjc:disqus Pois é… Complicado isso. Eu também fico espantada de ver isso! E pouco se fala sobre os cuidados com a pele, mas cubrir as espinhas capaz de todo mundo saber. =

        Beijos!

    • Luciana Vilela

      OI Gabi!
      Nada substitui o cuidado, com certeza! A maquiagem até pode ser usada para disfarçar algum problema, mas se a pele não for cuidada ela pode até piorar o estado da pele se for usada com exagero…

      • @7b21841bc013b131f8853f08dc3a9989:disqus, eu concordo com você! Nada substitui o cuidado com a pele e ele é essencial. A maquiagem com certeza é só um coadjuvante e, como você disse bem, se usada em excesso ou se não for removida adequadamente, pode mesmo ser prejudicial.

        Beijos!

    • Giuliana

      Uso base no dia a dia apenas quando minha pele está terrível…
      Recentemente tive um episódio de acne intenso por conta de uma depilação e meu rosto ficou MUITO marcado por manchas vermelhas. Não teve jeito, tive que usar base até para ir à padaria, rs.
      O problema é que o stress agrava a minha acne, e eu fico estressada por ver meu rosto nesse estado, então é um ciclo! :(
      Você já tomou anticoncepcional para tratar a acne? Minha acne fica entre os graus II e III, estou no 3º mês de tratamento e espero que a partir de agora eu consiga ver alguma melhora…!

      • @7d14d0d57e539de5650db81ca0ebcb76:disqus Eu tomo anticoncepcional há alguns anos, mas não vi nenhuma melhora ou piora em relação à acne. A minha já não é tão severa, na verdade, atualmente minha pele é oleosa com tendência a acne, mas tenho cravos e poros dilatados.

        Já fiz alguns tratamentos, comecei com adapaleno, depois usei adapaleno com perióxido de benzoíla e hoje alterno entre um produto que faz um “peeling” e o adapaleno. Está ajudando muito, mas só o médico mesmo para indicar o melhor caminho.

        Espero que você comece a ver resultados!
        Beijos!

    • Eu aprendi a investir em cuidado, porque também quero me sentir bem sem maquiagem. Com as visitas constantes ao Lipstick Corner eu aprendi muito, viu!

      • @facebook-100000368419864:disqus Jura?! Que notícia boa! =D
        Eu realmente me preocupo em passar para vocês um pouco dos cuidados básicos com a pele. É super importante mesmo!

        Beijos!

    • Rê Rocha – Amorices

      Gabi, acho que vale a pena mais gastar em produtos de tratamento e prevenção pra pele do que só com maquiagens caras. O excesso de maquiagem também pode causar danos precoces na nossa pele, principalmente se esquecemos de retirá-la corretamente com o demaquilante :) Essa discussão é muito válida, porque as vezes nos preocupamos mais em esconder do que tratar. Beijos, Rê.

      • Concordo muito com o que você disse! Eu até fiz um post aqui só sobre o uso do demaquilante porque de fato, não remover a maquiagem corretamente pode ser super prejudicial.

        Beijos!

    • Na verdade o que eu quis dizer com este post, foi que a cobertura e a confiança de uma boa base, precisam estar acompanhadas do cuidado diário com a pele. Esconder as imperfeições a base esconde, mas não irá tratá-las e acho que é importante nos sentirmos bem, sem dependermos da maquiagem 24h por dia, hehehe! ^^

      Eu tenho manchas de acne e vez ou outra ainda aparecem espinhas no meu rosto, então eu te entendo. A maquiagem realmente faz uma grande diferença na nossa auto-estima e com certeza é um passo muito importante.

      Beijos!

    • Quésia Dutra

      Pele saudável sempre! Maquiagem é o complemento. E não adianta só usar produtos, né, tem que lembrar sempre da hidratação interna, tomar muita água, da alimentação e tudo mais. Sempre que relaxo na minha alimentação, em tomar água ou na temperatura da água do banho minha pele fica ressecadíssima. Então acho que vale cuidar disso também. Mas claro que produtos bons pra pele são fundamentais. Eu tenho usado muito os produtos da Clinique, porque minha pele é bem sensível, então o 3 passos da Clinique não me dá alergia. Além de outros produtos. Mas acho também que você precisa usar maquiagens boas, que combinem com seu tipo de pele e necessidades. Não adianta fazer todo um tratamento pra pele oleosa, por exemplo, e usar uma base puro óleo que estraga tudo hehehe

      • Com certeza! Hábitos de alimentação saudáveis também fazem parte de uma pele bonita, assim como o estilo de vida que levamos. Temos que levar tudo em consideração! =]

        E a maquiagem também entra na equação. Usar produtos de qualidade também é fundamental, respeitando o tipo de pele de cada um.

        Adorei sua opinião! Acrescentou muito ao post.
        Obrigada!

        Beijos!