Double Cleansing

Eu já mencionei aqui no blog que sou a mais nova adepta deste modo de limpeza do rosto oriental chamado double cleansing (em tradução literal, limpeza dupla), que consiste em limpar o rosto em duas etapas: utilizando primeiro um óleo e depois um gel ou sabonete de limpeza. Este é o método mais eficaz de limpeza do rosto que existe: esqueça o Bioderma pois por incrível que pareça, ele não limpa tanto quanto você possa imaginar. Mas, como eu disse, este método é oriental e ainda tem poucos adeptos no ocidente, principalmente no Brasil onde mais de 60% da população tem pele oleosa e não pode nem ouvir falar em passar qualquer produto à base de óleo na pele. Mas como sempre, nem tudo é o que parece.

Double Cleansing

Você já reparou que às vezes, mesmo quando usa demaquilante, acorda de manhã e encontra a fronha do seu travesseiro suja de base? A maquiagem, assim como o protetor solar tinto, tem pigmentos que não são solúveis com água apenas e portanto apenas produtos oleosos conseguem removê-los em sua totalidade. O mesmo vale para protetores solares resistentes, como é o caso da maiora dos protetores orientais. Daí a importância do double cleansing: ele vai limpar a pele profundamente removendo as impurezas da pele. Depois, basta aplicar seu sabonete ou gel habituais, para que eles possam remover qualquer resíduo que o óleo possa ter deixado na pele.

O modo de uso dos óleos é bem fácil: com as mãos e o rosto secos espalhe o óleo massageando em movimentos circulares. Em seguida umedeça as mãos e passe-as no rosto para emulsionar o óleo (nesta hora você irá perceber que ele virou um líquido branco, não se assuste, é assim mesmo) e por fim enxaguar com bastante água até a remoção completa do produto e seguir com o seu limpador habitual (o meu é o gel de limpeza Cleanance da Avène). É importante ressaltar que você precisa estar com as mãos e o rosto secos para aplicar o óleo ou ele não conseguirá fazer a limpeza adequada da pele.

Diferente do senso comum e como tudo o que diz respeito a cuidados com a pele, existem diversas texturas de óleos e há os específicos para peles oleosas, normais, secas, sensíveis e assim por diante. Escolher o melhor para você depende apenas de uma breve pesquisa. Recomendo muito a leitura do blog East to West Skincare para quem quer dicas de óleos de limpeza específicos, ou para quem gosta de cosméticos asiáticos e quer saber mais sobre eles. Com certeza é uma das fontes mais completas de informação em português sobre o assunto. Em tempo, eu estou usando um óleo de limpeza do Shu Uemura (tenho um frasco em uso e outro guardado) para peles oleosas, o Skin Purifier Fresh Pore Cleansing, mas a própria marca dispõe de outras versões.

Double Cleansing

Aqui no Brasil é difícil encontrar os óleos (que eu saiba, só há o da M·A·C e Dior), mas eu costumo comprar na Sasa.com. Nunca comprei no eBay, mas os mesmos vendedores com os quais compro BB Cream (tem uma lista com todos os vendedores com quem eu já comprei no F.A.Q.) também vendem óleos de limpeza.

Vale a pena experimentar o double cleansing. Eu só não aposentei meus demaquilantes ainda, porque é um desperdício deixá-los estragando. Mas a diferença entre uma limpeza feita com óleo e outra sem é gritante.

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • Alicita Joana

      Tenho usado o óleo da Bioré e gostado. Sinto que a pele fica sim oleosa com ele, especialmente na hora de enxaguar. Mas nada que um bom gel de limpeza não resolva. Uso o TimeWise da Mary Kay e funciona bem. Outro que acho bom é um da Vichy, Normaderm, de embalagem verde. Acho que ele resseca um pouquinho a pele, mas pra ser usado depois do óleo acredito que algo mais ‘potente’ funcione melhor. A pele fica realmente mais limpa com o double cleansing. Comprei meu óleo no Ebay. Chegou sem problemas!

      • Eu usava o gel de limpeza Normaderm. Usei durante muito, muito tempo e recentemente mudei para o Cleanance da Avène. Ele é mais suave e tem o mesmo poder de limpeza. Acho excelente! Que bom que você gosta do óleo da Bioré! Ele é bem mais em conta do que o do Shu Uemura, mas o meu medo era justamente o de ficar oleoso e por isso comprei o do Shu. Mas ainda assim vou experimentar o Bioré qualquer hora. =]

        Obrigada pela dica!
        Beijos!

    • Martina

      Olá!

      Eu vi nesse blog http://www.makeupalooza.com/search/label/DIY como fazer seu próprio óleo de limpeza. Já testei e achei ótimo.

      • Esse post do Makeup Palooza é mesmo bem legal! Mas confesso que não tive boas experiências com esses DIY, então prefiro nem tentar. Mas é uma boa dica para quem quer se aventurar no mundo dos óleos de limpeza sem gastar muito. =]

        Beijos!

    • Michelle

      Gabi, eu conversei com a dermato essa semana e ela disse que o problema dessa limpeza profunda todos o os dias é vc retirar a camada de proteção natural da pele. Que os produtos orientais contém + silicones (vide o protetor da Bioré e os milhares de BB creams) e por isso o uso do óleo por lá é tão difundido. Que o ideal seria intercalar o uso desses óleos com a limpeza usual. To testando isso e to gostando bem. Bjos

      • Para ser bem sincera, como eu não uso maquiagem diariamente, também não faço esta limpeza todos os dias, acho que por isso não notei nenhuma diferença neste aspecto.

        Obrigada pela observação! Eu nem imaginava que os óleos poderiam ser tão potentes assim, haha! ^^

        Beijos!

    • beautyinluv

      Adorei a explicação! fiquei mto interessada qdo vi seu outro post falando os óleos. Até comprei o do shu uemera na sasa e a espuma da biore. Esperando chegar agora :)

      bjos

      • Esse óleo do Shu Uemura é absolutamente incrível! Ele é mais caro do que a maioria, mas eu gostei muito! Espero que você goste também! =D

        Beijos!

    • Pingback: Update – Leituras da Semana « Boyish 'n Girly()

    • Por incrível que pareça, o azeite de oliva por exemplo, é um excelente demaquilante. Na verdade, acredito que a maioria dos óleos tem esta capacidade de remover os pigmentos de maquiagem da pele, agora, o quão eficientes eles são em relação aos produtos industrializados é difícil dizer. Acho que só testando para perceber a diferença entre um e outro. =

      Beijos!