Off-Topic: Links? Oi?

Em blogs de beleza cansamos de ver autoras reclamando, reclamando, falando e falando sobre a relação entre blogs e empresas. Mas eu preferi falar de um assunto muito mais banal e ao meu ver, muito mais importante do que alguma parceria: a parceria real que se forma entre blogs e leitores, os links.

Como assim links? Bebi eu? Não. Acontece que como vocês devem saber, eu sou designer de interfaces digitais e faz parte da minha formação entender como se formaram e como se constroem os ambientes virtuais, entre eles a internet. Para quem não sabe, a internet em seus primórdios era pura e unicamente feita de textos e daquilo que era mais importante e fascinante, que caracterizou a internet: o hipertexto, hoje conhecido como link.

O hipertexto abre ao usuário a possibilidade de uma navegação não-linear, o que faz deste um ambiente muito mais dinâmico do que um livro ou um jornal. Os links, abrem possibilidades de novas descobertas ao usuário e  é uma forma de contribuir com a disceminação da informação, o que é muito, mas muito importante e valorizado nesta época de twitter e Facebook.

E por que eu estou dizendo tudo isso? Muitos blogs de beleza resolveram se isolar em absolutismo, removendo suas listas de links para outros blogs e simplesmente esquecendo e ignorando o fato de que eles só chegaram onde estão por causa dos…links! Pessoas linkaram estes blogs, compartilharam eles com outras pessoas e assim eles emergiram.

Vejam bem, ninguém é obrigado a linkar ninguém, mas ter ali no cantinho ou no menu, uma lista com os blogs que você visita e gosta, já é uma maneira de dar a oportunidade dos seus leitores conhecerem aquilo que você gosta, conhecerem coisas novas. Então, blogueiras e blogueiros, pensem um pouco antes de deletar a lista de links porque ela faz volume na sua sidebar. Ela é mais importante do que você pensa.

#prontofalei

Para ler:
Lucia Leão – O Labirinto da Hipermídia
Lucia Leão – Derivas – Cartografias do Ciberespaço

Be Sociable, Share!

    Comentários do Facebook

    comentários

    • Isabela Sousa

      Ótimo post!
      Vou até colocar alguns links, rs!
      Beijos.

      http://www.makeupandgirls.blogspot.com

    • Coisa Phynna

      Concordo com vc!
      Bjs!

    • ॐ Camilla

      adorei o que vc falou. eu nunca pensei em lista de links como volume no sentido ruim da coisa. e sim como um volume que acrescenta coisas e informações ao blog.

      verdadeiras portas de informações.
      beijos

    • Camila Bovi

      Adorei o post! A minha lista de blogs ocupa a página inteira e mais um pedação, mas não tô nem aí! Posso economizar em tudo no blog, menos nos meus links para outros blogs! (Soou meio arrogante, né?! Desculpa..rs)
      Beijinhos

    • Letícia Ribeiro

      Concordo com vc! Mas também acho péssimo entrar em vários blogs e ver sempre os mesmos x links, só com os blogs "consagrados"…boring!

      De tempos em tempos eu renovo a minha lista de links com blogs interessantes que vou descobrindo. Aproveitando a deixa, te linkei lá no Canal Moda. Se gostar do meu, me linka aqui também? ;)

      Bjs,
      Letícia

    • Gabi

      Isabela,
      fico feliz que tenha gostado do post! Faz tempo que venho conversando sobre o assunto no twitter e achei que seria interessante transformar os tweets em um post.

      Beijos!

      Coisa Phyna,
      que bom saber que eu não sou a única que pensa assim! ^^ Fiquei muita chateada de ver alguns blogs que eu gosto muito, tomando esta atitude. Me senti incomodada, mas não me mudei, hehehe, vim dizer o que penso que vale mais a pena.

      Beijos!

      Camilla,
      com certeza! O meu blogroll é meio grande, por isso não deixo ele inteiro à mostra aqui no blog, mas ele está sempre sendo atualizado. Eu sempre acrecento blogs novos ou mesmo tiro aqueles que não leio mais, mas o importante é que eles estão aí para quem quiser fuçar e descobrir novas coisas. =]

      Beijos!

      Camila Bovi,
      hahaha, você está certa! Cada um à sua maneira, desde que o links estejam lá eu acho muito válido! Ocupando a página inteira, metade ou só um pedacinho pequeno, os links são com certeza uma das essências da internet e não devem ser deixados de lado, né?

      Beijos!

      Letícia,
      os grandes blogs sempre estarão na maioria das listagens, pelo simples fato de que foi assim que eles chegaram lá, mas se os blogs menores puderem ocupar estas mesmas listas, por mim está ótimo!

      Eu também vivo atualizando meu blogroll, afinal blogs de beleza são criados todos os dias e nós sempre acabamos esbarrando em boas descobertas! ^^

      Que bom que você me linkou! Muito obrigada! Eu também fui visitar seu blog e ele já está aí! Hehehehe!

      Beijos!

    • ♥ Guida

      Eu até dediquei uma página só aos blogues que leio :) Acho muito importante dar destaque àquilo que achamos que é bom.

      Beijinho

    • Vivi Alcalde

      Ótimo post Gabi! Acho que muita gente que tem blog de beleza hoje 'esquece' de valorizar as colegas e indicá-las. Eu tenho uma página só para links, os quais eu mais visito, e infelizmente nem metade da lista me linka de volta. Não fico triste, porque cada um linka quem quiser, mas muitos desses blogs só linka quem já faz certo sucesso na internet.

      No próximo layout eu pretendo colocar ao menos parte dos links na sidebar, randomicamente. Acho que isso é importante para os visitantes conhecerem outros blogs ou sites legais, a gente se ajudar e até mesmo pra mostrar a nossa humildade. Visitante vê tudo isso, será que certas bloguerias pensam que não?

      Beijo!

    • claudia

      Concordo plenamente…cheguei a muitos blogs interessantes através desta ferramenta .

    • Gabi

      Guida,
      concordo com você! Até porque outros blogs serviram como fonte de inspiração para eu criar o meu e até hoje eu ainda aprendo muita coisa vistando outros lugares.

      Beijos!

      Vivi Alcalde,
      as, mas saiba que isso acontece com todo mundo e em diversas situações! Eu também linko muitos blogs que não me linkam de volta e no twitter, dou vários RTs em postagens novas das meninas e quase não recebo nenhum… Mas tudo bem, porque pelo menos eu tenho a certeza de estar fazendo a minha parte.

      Também acho que os leitores quando visitam os blogs, prestam atenção em tudo. Eu pelo menos, quando me coloco na posição de leitora faço isso e foi assim que percebi a falta da lista de links em alguns blogs que gosto. Cada um faz suas escolhas, né? =\

      Beijos!

      Claudia,
      eu também! Por isso acho os links tão importantes! É uma pena que existam pessoas que não enxergam o potencial desta coisa tão simples, né?

      Beijos!

    • Débora

      Gostei do seu post e acho realmente uma verdade o que você disse. Tenho reparado que muitos dos blogs que comecei a frequentar ultimamente não tem mesmo essa lista de links e estão dedicando somente espaço a parcerias (se pagas ou não, não sei). Eu continuo fã dos links e quase sempre encontro algo legal nas listas dos blogs que ainda as mantém. Beijo!

    • Gabi

      Débora,
      isto é verdade também. Muitos blogs tem dado muito mais espaço e valor às parcerias que tem com empresas do que o vinculo que estabelecem com outros blogs e leitores. É uma situação mesmo preocupante, já que links são uma valiosa fonte de informação.

      Beijos!

    • Milena Mattos

      Bem lembrado. Na última semana fui obrigada a retirar o blogroll por causa dos surtos do Google, que tagueou todo mundo como sendo distribuidor de vírus. Aí os avisos iam se espalhando de blog pra blog, só por causa da lista de links.
      Mas já já vou colocar de volta… Tá fazendo falta!

      Bjs, Gabi, e melhoras! <3

      • @google-8babccabc820b58647f01b821f178bde:disqus O Blogger tem das suas mesmo, ainda me lembro bem dos ‘surtos’ que ele costumava ter. Aliás, até hoje o Google Friend Connect não funciona direito. Não sei o que acontece com esse Google…

        Mas o blogroll acaba fazendo falta mesmo. Eu mesma uso o daqui do Lipstick para visitar os blogs que eu gosto de ler. =]

        Beijos e obrigada! =D