Categorias
maquiagem

Maquiagem: Blush

O blush é o queridinho da maquiagem. Nove em cada dez mulheres tem um verdadeiro xodó por este item que dá um “up” na maquiagem, no astral e ainda deixa aquele ar saudável.

Tipos de Blush
Existem vários tipos diferentes de blush e inúmeras tonalidades. O blush em pó é o mais conhecido e também o mais utilizado. Tem por característica deixar um acabamento aveludado e deve ser aplicado com um pincel próprio para este produto. Para não errar na dose, dê leves batidinhas no pincel ou segundo a maquiadora sênior da M.A.C. Vanessa Rozan: “Retire o excesso do produto que está no pincel em um lenço de papel ou papel higiênico. Aplique o blush no papel como se você estivesse aplicando no rosto. O que sobrar (que é quase nada) deposite na maça do rosto. Não arraste ou esfume, só aplique, depositando no local onde quer que a cor fique mais forte.”

Já os blushes em creme ou em mousse, tem textura bastante parecida com as sombras em creme. Geralmente não tem tanta pigmentação como na versão em pó e sua fixação tende a ser menor também. Pode ser aplicado com os dedos ou com o auxílio de uma esponja e também servem como base para blushes em pó, aumentando a fixação do mesmo.

A versão líquida com certeza é a que mais assusta e apesar de ser um dos mais fáceis de aplicar, também é o que requer mais cuidado, porque seca rapidamente e pode manchar a pele. A embalagem é parecida com as de esmalte (algumas marcas importadas têm embalagens tipo “gloss”). É só passar o pincel no rosto e espalhar rapidamente com os dedos. Como é o mais translúcido de todos, a intensidade da cor pode ser obtida por meio de várias camadas.

A Cor Certa

Segundo o maquiador Duda Molinos a intensidade da cor do blush para peles negras vai depender do tom mais ou menos escuro da pele. Em geral, uva, bordô, vinho, cereja fechado produzem o efeito desejado de rubor na pele escura.

Já as morenas podem optar por tons rosados que neutralizam o aspecto pálido e dão uma aparência natural.

Por fim, como a pele das loiras costuma ser levemente rosada, convém evitar tonalidades de rosa muito forte, pra fugir daquele ar de boneca. Deve-se optar então por tons de rosa ou de
terra transparentes.

Para correções no rosto, vá para a gama dos beges e marrons, levemente mais escuros do que o seu tom de pele natural.